3. Mobilidade e Trânsito
  4. Prefeitura inicia programação em alusão ao dia internacional da Mulher com temas voltados ao seu empoderamento
Prefeitura inicia programação em alusão ao dia internacional da Mulher com temas voltados ao seu empoderamento Autor: Arquivo SMT

Tadeu Pinho
Mulher e o despertar empreendedor; Lugar de mulher é onde ela quiser; Mulher no volante sem perigo constante; “Não passe do ponto”, são alguns temas que a SMT abordará em suas ações.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) inicia nesta quarta-feira (06) a programação em alusão ao dia Internacional da Mulher (08). As ações seguirão até o dia 28 de março, com palestras, blitz educativa, mesa redonda, dentre outras e contará com o apoio das instituições que compõem a rede de proteção da mulher, que levarão a debate temas importantes para o empoderamento feminino.

O secretário da SMT, Marcos Figueira, fala sobre a programação. “Teremos uma programação bem diversificada, com abordagens de temas bastante relevantes para o empoderamento das mulheres santarenas, que lutam por espaços na sociedade, principalmente, a temática de respeito com as mulheres nos transportes de uso coletivos, com o projeto “Não Passe do Ponto”, que visa combater as práticas de assédio moral e sexual, nos ônibus em Santarém”, frisou.

O coordenador do setor de Educação para o Trânsito, João Betecel informou as ações da SMT. “Nossas ações serão voltadas para levar informações de dois temas importantes para a população santarena, por meio de blitz educativa e palestras, sobre o combate ao abuso sexual e moral nos ônibus e o respeito a dignidade da mulher, quando se refere as mulheres na condução de veículos, com a abordagem do tema: ‘Mulher no volante, sem perigo constante”. As ações serão em conjunto com a Divisão de Controle e Planejamento de Transporte da STM”, destacou.

Veja as principais informações sobre crimes contra a liberdade sexual.

• A importunação sexual trata de crime mais grave e, portanto, com pena mais severa, que vai de 1 a 5 anos. O artigo 215-A do CP também condena a prática do ato libidinoso (que tem objetivo de satisfação sexual) na presença de alguém, sem sua autorização.

Exemplo: apalpar, lamber, tocar, desnudar, masturbar-se ou ejacular em público, dentre outros.

• O assédio sexual exige que o criminoso use sua condição de ocupar cargo superior no local de trabalho de ambos, com objetivo de constranger a vítima a lhe conceder vantagem sexual.

Exemplo: Chefe que ameaça demitir secretária, se ela não atender seus convites para saírem juntos. A pena prevista para esse crime vai de 1 a 2 anos de prisão e pode ser aumentada em até 1/3, caso a vítima seja menor de 18 anos.

Veja as ações que serão realizadas durante a programação:

06 de março – Abertura da Campanha, com o tema: Mulheres e o despertar empreendedor”.

Local: Auditório do Plenarinho da Câmara de Vereadores.

Horário: 09h.

07 de março – Mesa Redonda Rádio e TV Tapjós, com o tema: Mulher no volante, Sem Perigo constante e Projeto Não Passe do Ponto.

Horário: 08h30.

08 de março – Café da Manhã com as servidoras da SMT, com palestra sobre o tema: Mulher no volante, Sem Perigo constante e Projeto Não Passe do Ponto.

Local: Área da SMT.

Horário: 08h00.

08 de março – Bliz Educativa Mulher no volante, Sem Perigo constante e Projeto Não Passe do Ponto.

Local: Rui Barbosa em frente ao Banco do Brasil – Centro.

Horário: 16h.

11 de março – Treinamento “Combate ao Assédio no Transporte Público”.

Local: Sindicato dos Taxistas – bairro Jardim Santarém.

Horário: 09h.

12 de março – Treinamento “Combate ao Assédio no Transporte Público”.

Local: Auditório da Empresa de Transporte Coletivo Eixo-Forte, na comunidade de São Braz.

Horário: 09h.

23 de março – Blitz Educativa com ação social do Projeto “Lugar de Mulher é onde ela quiser” em conjunto com os projetos “Mulher no volante, Sem Perigo constante” e “Não Passe do Ponto”.

Local: Assembleia de Deus, do bairro Juá.

Horário: 08h.

28 de março – Blitz Educativa “Lugar de Mulher é onde ela quiser” em conjunto com os projetos “Mulher no volante, Sem Perigo constante” e “Não Passe do Ponto”.

Local: Avenida Tapajós - Praça Tiradentes, bairro da Aldeia.

Horário: 17h.