A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), promoveu reunião de alinhamento para a realização da 5ª Conferência Municipal do Meio Ambiente (5ª CMMA), na última sexta-feira, 17, no Centro de Informação e Educação Ambiental de Santarém (CIAM). O encontro contou com a participação dos integrantes da comissão organizadora do evento, composta por representantes do poder público e da sociedade civil organizada.
Durante a reunião, foram repassadas informações detalhadas sobre o evento e esclarecidas as principais dúvidas da comissão. Foram discutidas ainda aspectos da metodologia que será adotada para o debate dos cinco eixos temáticos da conferência e para o bom funcionamento da votação na plenária.
A secretária municipal de Meio Ambiente, Vânia Portela, destacou a importância de construir a conferencia de forma coletiva e inclusiva.
"Essa reunião é um passo no processo de organização da nossa 5ª Conferência Municipal de Meio Ambiente. É essencial que todas as vozes sejam ouvidas e que cada setor possa contribuir com ideias e soluções”, reafirmou.
As conferências municipais integram a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) e são organizadas em cinco eixos temáticos: mitigação; adaptação e preparação para desastres; transformação ecológica; justiça climática e governança e educação ambiental. Visam incentivar a ampla participação da população na construção de propostas para enfrentar os desafios climáticos, além de eleger 14 delegados que representarão o município na etapa estadual, alinhando as propostas locais com as iniciativas estaduais e nacionais.
Em Santarém, a 5ª edição será realizada no próximo dia 24, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA/Campus Santarém), e terá como tema Emergência Climática: o desafio da transformação ecológica.