3. Meio Ambiente
  4. No dia da árvore, Prefeitura de Santarém comemora iniciativas verdes no município
No dia da árvore, Prefeitura de Santarém comemora iniciativas verdes no município Autor: Arquivo - Agência Santarém

Neysle Magalhães
Data é celebrada neste 21 de setembro e promove atitudes que ajudam o planeta a se tornar mais sustentável e verde.

No dia 21 de setembro é celebrado nacionalmente o dia da árvore. O objetivo da data, cujo período foi escolhido em razão da proximidade com o início da primavera, é conscientizar a população sobre a importância deste elemento vital para o meio ambiente.

As árvores são fundamentais para a regulagem do clima do planeta, uma vez que capturam e armazenam dióxido de carbono (CO2) da atmosfera, o que evita a emissão deste abundante gás de efeito estufa relacionado ao aquecimento global. Mais do que isso, elas contribuem para o abastecimento de água por meio das matas ciliares, pois a vegetação filtra a água da chuva, e também fornecem sombra e frutos para os seres vivos, tornando as cidades mais verdes, com ar puro e clima mais agradável.

A data, também, traz uma reflexão importante sobre o que podemos fazer para ajudar a preservar e ter ambientes mais saudáveis e verdes. Esse também é um dos questionamentos que movem a Prefeitura de Santarém. Por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), diversas atividades são desenvolvidas a fim de tornar Santarém um município sustentável.

Um desses projetos é o Arborizar Santarém. A iniciativa tem como objetivo preservar o meio ambiente e garantir a sustentabilidade, além de reduzir a sensação térmica de Santarém, caracterizada pelas altas temperaturas, transformando locais em opções de lazer e contemplação da natureza à disposição da população. Desde o inicio do Programa, mais de 600 mudas foram plantadas em 15 logradouros. A ideia é que mais espaços recebam essas demandas.

Arborizar Santarém busca deixar legado de sustentabilidade e bem-estar para a população.

Outra iniciativa desenvolvida é a ideia de um viveiro de mudas que dê a esse e outros projetos os equipamentos e a matéria-prima necessária para seu desenvolvimento, unindo poder público e comunidade em uma só causa.

Um avanço importante para o município foi a criação do Plano Municipal de Arborização Urbana, que estabelece programas de arborização, através de projetos que contemplem as características e peculiaridades de Santarém.

Logo após o Plano, a Semma também desenvolveu e divulgou o Manual de Arborização. O documento contém informações que orientam o planejamento urbano sobre os procedimentos para implantação e manutenção da arborização nos espaços públicos e nas vias de Santarém, reduzindo prejuízos e ampliando as possibilidades de plantio através das associações, lideranças comunitárias, igrejas, grupos e cidadãos que pensam no "verde".

Em paralelo a essas ações, durante todo o ano, a Semma também realiza cortes e podas, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), limpezas, manutenções de canteiros e o acompanhamento do trabalho com o monitoramento das mudas plantadas e a aplicação de substratos.

Por esses motivos, a cidade conquistou o selo do Programa Municípios Verdes (PMV) do Governo do Estado do Pará. A iniciativa é desenvolvida em parceria com os municípios, sociedade civil, iniciativa privada, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Ministério Público Federal (MPF). Desde então, o município tem seguido o trabalho firme de combate ao desmatamento.