3. Governo e Administração
  4. Servidores empossados no concurso público da Prefeitura já exercem suas atividades
Servidores empossados no concurso público da Prefeitura já exercem suas atividades Autor: Ronaldo Ferreira

Cibele Pixinine
Para muitos, o certame representou a chance de realizar um sonho.

Mais de 8 mil candidatos disputaram as 531 vagas do Concurso Público, promovido pela Prefeitura de Santarém. Desse total, 351 já foram empossados e integram o quadro efetivo da administração pública municipal em 26 áreas de nível médio e superior. Aplicado em dezembro de 2021, após 14 anos sem realização, o certame representou, para muitos, a chance de realizar um sonho.

Candidatos aprovados e empossados em cerimônia de recepção.

Fábio da Silva, de 39 anos, foi aprovado para o cargo de Agente de Fiscalização Urbana e atua na Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), dentro da Central de Atendimento ao Contribuinte (CAC). “Sempre foi o meu sonho ser servidor público. Vim de família humilde e tive que conciliar os estudos com o trabalho, mas isso não me impediu de perseguir meus objetivos”, relata.

Fábio da Silva, agente de fiscalização urbana.

A alta concorrência do concurso não intimidou Fábio, que já havia feito outras provas e estudou sozinho em casa. “Desde que eu ouvi os primeiros rumores da realização do concurso, eu comecei a estudar. Estudei de domingo a domingo, até a véspera da prova e consegui ser aprovado na oitava colocação para o meu cargo”, comemora o agente.

O novo servidor ressaltou, também, a responsabilidade que tem nas mãos: servir com qualidade a população santarena. “Todos os dias atendemos no CAC centenas de pessoas de todas as classes sociais, escolaridade e idade. Tento sempre ter empatia, adaptar a minha linguagem e ajudar cada uma a solucionar os seus problemas. Quem trabalha com o público tem que ter essa sensibilidade”, conta.

Fábio trabalha na Central de Atendimento ao Contribuinte.

Já João Luís Gama Viana, de 28 anos, é formado em Gestão da Tecnologia da Informação e atua na Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab) no gerenciamento de dados e arquivos.

João Luís Gama, agente administrativo.

“Quando eu comecei na Sehab, fui alocado para o setor de atendimento ao público, porém, devido a minha deficiência, tive dificuldade de exercer a função. Hoje trabalho diretamente com a atualização dos dados do nosso sistema. O trabalho não para, mas o fluxo está correndo bem”, relata o servidor aprovado para o cargo de Agente Administrativo na cota para Pessoas com Deficiência (PCD).

Sobre a adaptação no ambiente de trabalho, João destaca que contou com o apoio de toda a equipe. “O convívio está sendo muito bom. Todos são muito dedicados e me ajudaram nesse primeiro mês de trabalho. O pessoal é bem unido e assim a gente consegue agilizar as demandas”, disse o jovem.

João trabalha com gerenciamento de dados e arquivos da Sehab.

Recepção

A Prefeitura de Santarém preparou uma grande recepção, no último dia 06, para receber os candidatos empossados em seus respectivos cargos. O prefeito Nélio Aguiar deu as boas-vindas e destacou a importância da missão que cada um passa a exercer.

Recepção do prefeito Nélio aos novos servidores.

"Vamos continuar trabalhando pela valorização do serviço e do servidor público, pagando sempre os salários em dia e oferecendo as melhores condições.  Eu lembro sempre que servir é uma missão em nossas vidas. Após equilibrar as contas públicas e fazer o nosso dever de casa, em relação à gestão fiscal, nós tivemos a possibilidade de realizar este concurso público, após 14 anos e não vamos parar. Este ano, devemos fazer outros dois concursos, que abrangem a educação e a saúde, que já começaram a ser planejados. Que todos possam trilhar uma bonita carreira", concluiu o gestor.

"Servir é uma missão em nossas vidas", lembra Nélio.