3. Governo e Administração
  4. Prefeitura de Santarém acelera na transformação digital e oferece mais de 350 serviços online
Prefeitura de Santarém acelera na transformação digital e oferece mais de 350 serviços online Autor: Agência Santarém

Alailson Muniz
Com o projeto Prefeitura Digital, moradores vão ter acesso a facilidades como emissão de notas e pagamentos de taxas sem precisar sair de casa; processos eletrônicos devem representar uma economia de R$ 250 mil por mês aos cofres públicos
Prefeito Nélio Aguiar: Santarém na era digital e da inovação para a melhoria dos serviços públicos

Para administrar a cidade de Santarém, a terceira maior do Pará, a Prefeitura de Santarém precisa imprimir, mensalmente, quase 175 mil folhas de papel. Isso representa um gasto de 1 milhão de litros de água e um desmatamento de quase 18 árvores todo mês. Pensando em mudar esse cenário, a cidade fechou parceria com a 1Doc, GovTech que extingue papéis dos processos públicos, e vai passar a oferecer serviços de forma 100% digital.

Na manhã desta segunda-feira, 2, a plataforma digital foi apresentada à sociedade santarena e o prefeito Nélio Aguiar assinou o Decreto ‘Prefeitura Digital’, no auditório Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (CIAM), acompanhado da primeira dama, Celsa Brito, secretários municipais, e na presença de representantes do legislativo santareno, de servidores municipais e de lideranças comunitárias.

Agora, a população do município vai poder emitir notas fiscais, pagar taxas, emitir certidões, solicitar requerimentos, emitir alvarás e registrar reclamações e sugestões na ouvidoria sem precisar sair de casa, através do Santarém Digital, que pode ser acessado pelo próprio site da prefeitura ou aplicativo. O projeto conta com mais de 350 serviços 100% digitais e integrados para os cidadãos. Na prática, isso significa que tudo, desde a entrada do pedido no sistema até a conclusão, é feito de forma online.

Com a digitalização, estima-se que a cidade economize mais de R$ 250 mil por mês com a tramitação de processos físicos, que envolvem custo de papéis, toners, luz e água, etc. Além disso, a gestão organizacional fica mais transparente - tanto para os servidores quanto para a população. Isso porque, digitalmente, os dados ficam mais seguros, acessíveis e as solicitações são resolvidas mais rápido. Então a gestão tem acesso a informações para tomadas de decisão inteligentes e os cidadãos conseguem acompanhar seus processos em tempo real, inclusive recebendo notificações sobre as etapas.

"Estamos vivendo uma era tecnológica, um mundo digital e de inovação. Antes, Santarém só possuía sistema de arrecadação, contabilidade e de pagamento de pessoal, outros sistemas não existiam. Demos um salto na Educação. Em nossas escolas, a freqüência dos alunos é feita por reconhecimento facial. Temos o licenciamento on line no meio ambiente, e estamos avançando em outro setores, com um passo gigantesco hoje. Nossa missão é trazer mais desenvolvimento e qualidade de vida para os moradores de Santarém, e o projeto Prefeitura Digital com certeza vai ao encontro desse propósito. A população não só vai ganhar tempo, transparência e agilidade, como também uma Prefeitura mais preparada para gerir a cidade. Estamos muito satisfeitos com a parceria e com a certeza de que teremos excelentes resultados", comentou o prefeito Nélio Aguiar.

Delza Assis, Relações Institucionais da 1Doc, explica que a parceria é importante para garantir direitos civis e políticas mais consistentes na prestação de serviços públicos. “A necessidade de agilizar as tratativas burocráticas no setor público torna a iniciativa de digitalizar processos ainda mais urgente. É um investimento extremamente positivo para a economia do município, já que aplica transparência aos processos e ainda diminui o impacto no meio ambiente com a preservação de recursos naturais”, define Delza.

Após a apresentação do 1Doc por Mateus Lorenzoni, representante da 1Doc, e Epaminondas Vieira, chefe do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da Prefeitura, o prefeito Nélio assinou digitalmente o Decreto Nº 840/2023, institui o programa Santarém Sem Papel, no âmbito da administração pública do município.

Sobre a 1Doc

Maior GovTech do Brasil, a 1Doc é uma plataforma SaaS de processos digitais que conecta atendimento, comunicação e gestão documental em um só lugar. Eliminando o papel como veículo de comunicação, a empresa gera economia, preserva o meio ambiente e leva produtividade, controle e segurança para resolução das demandas nos setores público e privado. Desde 2015 no mercado, a empresa já está presente nos 26 estados do Brasil, com mais de 650 entidades transformadas e beneficia, diariamente, 1 a cada 4 brasileiros.