3. Governo e Administração
  4. Prefeito Nélio Aguiar sanciona lei que cria o Distrito de Corta-Corda
Prefeito Nélio Aguiar sanciona lei que cria o Distrito de Corta-Corda Autor: Arquivo - Agência Santarém

Prefeito Nélio Aguiar sanciona lei que cria o Distrito de Corta-Corda

Luan Rodrigues
A criação do distrito significa avanço no desenvolvimento e, sobretudo, acesso a políticas públicas.

O prefeito Nélio Aguiar sancionou a Lei nº 22.063, de 12 de janeiro de 2024 que cria o Distrito de Corta-Corda no município de Santarém. A lei entra em vigor na data de sua publicação, com seus efeitos administrativos vigorando a partir de 1º de fevereiro de 2025. A criação do distrito significa avanço no desenvolvimento e, sobretudo, no acesso a políticas públicas.

Leia mais: Prefeitura entrega a 1ª escola da comunidade Bela Vista, na região do Corta Corda

O distrito terá como sede a mesma localidade, Corta-Corda, na Rodovia PA 370, região da Curuá-Una, distante cerca de 95 km da zona urbana, com aproximadamente 18 comunidades, abrangendo 700 famílias. A base administrativa será definida posteriormente e ficará a critério do Executivo.

De acordo com o dispositivo legal, as seguintes comunidades constituirão o distrito: Curuatinga; Nova Conquista do Chapadão; Lagoa Azul; São Francisco da Água Azul; Cícero Mendes; Enseada do Corta Corda; Novo Horizonte; Bela Vista; Bom Futuro; Água Azul; Arara Azul; Santa Maria; Monte Moreá; Nova Vida; Bela Vista; Renascer; Terra Nova; São Pedro, dentre outras de menor porte.

"Um marco histórico para as comunidades do Corta-Corda que, agora com a transformação da região em distrito, terão inúmeros benefícios, principalmente no que diz respeito à implementação de políticas públicas, nas áreas de saúde, educação, infraestrutura das estradas vicinais, pontes, entre outras”, destacou o prefeito Nélio Aguiar.