3. Governo e Administração
  4. Concurso da Prefeitura: Mais de oito mil candidatos farão prova neste domingo
Concurso da Prefeitura: Mais de oito mil candidatos farão prova neste domingo Autor: Arquivo - Agência Santarém

Concurso da Prefeitura: Mais de oito mil candidatos farão prova neste domingo

Dannie Oliveira
Certame é voltado ao provimento de 1.457 vagas e formação de cadastro reserva.

Os candidatos inscritos para os cargos de ensino fundamental, superior e pedagogos participam neste domingo (28) das provas do Concurso Público da Prefeitura de Santarém. Nessa nova etapa 8.630 candidatos disputam as vagas. Os cargos mais concorridos são os de servente e pedagogo.

O certame, conduzido pelo Instituto Vicente Nelson, registrou um expressivo número de 28.204 inscrições para vagas nas Secretarias Municipais de Saúde (Semsa), Mobilidade e Trânsito (SMT), Trabalho e Assistência Social (Semtras), Educação (Semed) e Meio Ambiente (Semma).

As provas objetivas e discursivas acontecerão nas Escolas: Álvaro Adolfo; Brigadeiro Eduardo Gomes; Fluminense; Pedro Álvares Cabral; Diocesana São Francisco; São José Operário; Frei Ambrósio; Frei Othmar; Maria Uchôa; Rodrigues dos Santos; Profª Hilda Mota; Nossa Senhora de Fátima; Sophia Imbiriba; Dra. Maria Amália; Padre Manuel Albuquerque e Rotary.

Pela manhã, os candidatos aos cargos de ensino fundamental enfrentarão uma prova com duração de 3 horas e 30 minutos, onde 3.943 concorrentes disputarão as vagas disponíveis. À tarde, será a vez dos candidatos aos cargos de ensino superior, com 4 horas de prova, e pedagogos, com uma prova de 5 horas. Ao todo, 4.687 candidatos participarão das provas no período vespertino.

O processo seletivo compreende três etapas: a prova escrita objetiva de múltipla escolha, eliminatória e classificatória para todos os cargos; a prova discursiva, eliminatória e classificatória para o cargo de pedagogo e cargos de docência; e a prova de títulos, apenas classificatória para cargos de nível superior.

A nomeação dos aprovados será realizada dentro do prazo de validade do certame, respeitando a ordem de classificação nos cargos de acordo com a necessidade e conveniência da Administração Municipal. Após a homologação do concurso público, os candidatos aprovados serão submetidos à etapa de comprovação de requisitos e exames médicos, sendo esta última de caráter eliminatório.

No último dia 21 de janeiro, 12.168 candidatos estavam inscritos para fazer as provas pela manhã e 7.406 candidatos para fazer as provas pela parte da tarde, totalizando 19.574 candidatos, deste total 80% compareceram.

A organização destaca a importância de os candidatos observarem rigorosamente o horário de entrada e fechamento dos portões, além de não esquecerem o cartão de inscrição. Pela manhã, os portões estarão abertos das 07h15 às 07h45, e à tarde, das 13h15 às 13h45. O secretário municipal de Administração, Paulo Jesus orienta que os inscritos atentem para esses detalhes para garantir uma participação tranquila e bem-sucedida no concurso.

"Por isso, a importância dos candidatos estarem atentos ao seu local de prova e o horário de abertura e fechamento dos portões. Verifique com antecedência essas informações no cartão de inscrição e chegue com antecedência no seu local de prova para evitar transtornos e até mesmo perder a oportunidade de realizar a sua prova. Desejamos boa sorte a todos, a Prefeitura está pronto para recebê-los como novos servidores do município", ressaltou Paulo Jesus.