3. Governo e Administração
  4. Candidatos realizam provas no primeiro dia do concurso público da Prefeitura
Candidatos realizam provas no primeiro dia do concurso público da Prefeitura Autor: Agência Santarém

Candidatos realizam provas no primeiro dia do concurso público da Prefeitura

Samuel Alvarenga
Certame transcorreu sem intercorrências.

Neste domingo, 21, foram realizadas as provas do Concurso Público da Prefeitura de Santarém para cargos de nível médio e superior (professores). O certame da PMS, regido pelo Instituto Vicente Nelson, registrou 28.204 inscritos. Nesse primeiro dia, 12.168 candidados compareceram durante a manhã, referente aos cargos de nível médio, e 7.406 candidatos compareceram à tarde, referente aos cargos de professor. No próximo dia 28, será a vez dos candidatos inscritos para os cargos de nível fundamental, superior e Pedagogo.

"Transcorreu tudo dentro da normalidade. Os candidatos de nível médio e os que concorreram aos cargos de professor totalizaram 19.574, que estiveram nessa primeira etapa realizando o certame. Tivemos um comparecimento de cerca de 80%. Desejamos boa sorte aos candidatos que realizaram as provas no dia de hoje, lembrando que no dia 28 teremos o segundo dia de aplicação de provas pela parte da manhã e pela parte da tarde. Os candidatos que se inscreveram para o cargos de nível fundamental farão as provas pela manhã e os candidatos que se inscreveram para os cargos de nível superior e pedagogos farão a prova à tarde. Fiquem atentos aos horários no seu cartão de inscrição e o local da sua prova", informou o secretário municipal de Administração, Paulo Jesus.

Concorrência - Os cargos de Agente de Trânsito, com 2.006 inscritos para 16 vagas (125,38 candidatos por vaga); Professor de Educação Física, com 236 inscritos para 2 vagas (118 candidatos por vaga) e Agente Administrativo, com 5.746 inscritos para 51 vagas (112,67 candidatos por vaga), registraram as maiores concorrências.

A aplicação das provas objetivas e discursivas aconteceu nas escolas: Rotary; Fluminense; Mária Amália; Rio Tapajós; Álvaro Adolfo; Nossa Senhora de Fátima; Maria de Lourdes; Rodrigues dos Santos; Diocesana São Francisco; Frei Ambrósio; Maria Uchôa; Brigadeiro Eduardo Gomes; Sofia Imbiriba; Maestro Wilson Fonseca; Frei Othmar; Frei Fabiano Merz; Pedro Álvares Cabral; Hilda Mota; São José Operário e Almirante Soares Dutra.

O concurso público é composto por três etapas: prova escrita objetiva de múltipla escolha, eliminatória e classificatória para todos os cargos; prova discursiva, eliminatória e classificatória para o cargo de pedagogo e cargos de docência e prova de títulos, apenas classificatória para cargos de nível superior.

O prefeito Nélio Aguiar considera que a realização de mais um concurso público, sob sua gestão, é a prova da valorização do servidor e do serviço público.

"Fazer concurso público não é fácil porque precisa, acima de tudo, de planejamento e responsabilidade fiscal e isso, graças a Deus, temos em nosso governo. É o segundo concurso que estamos realizamos em nossa gestão. Isso mostra que estamos conseguindo avançar, também, na valorização do servidor público, pagando salários em dia, investindo na qualificação, para entregar à sociedade um serviço público de qualidade".

A nomeação no concurso público será realizada dentro do prazo de validade do certame e os candidatos aprovados serão convocados, observada estritamente a ordem de classificação nos cargos, de acordo com a necessidade e conveniência da Administração Municipal. Os candidatos serão submetidos, ainda, à etapa de comprovação de requisitos e exames médicos, de caráter apenas eliminatório, a ser realizada pela Administração Municipal após a homologação do concurso público.