Neste domingo, 21, foram realizadas as provas do Concurso Público da Prefeitura de Santarém para cargos de nível médio e superior (professores). O certame da PMS, regido pelo Instituto Vicente Nelson, registrou 28.204 inscritos. Nesse primeiro dia, 12.168 candidados compareceram durante a manhã, referente aos cargos de nível médio, e 7.406 candidatos compareceram à tarde, referente aos cargos de professor. No próximo dia 28, será a vez dos candidatos inscritos para os cargos de nível fundamental, superior e Pedagogo.
"Transcorreu tudo dentro da normalidade. Os candidatos de nível médio e os que concorreram aos cargos de professor totalizaram 19.574, que estiveram nessa primeira etapa realizando o certame. Tivemos um comparecimento de cerca de 80%. Desejamos boa sorte aos candidatos que realizaram as provas no dia de hoje, lembrando que no dia 28 teremos o segundo dia de aplicação de provas pela parte da manhã e pela parte da tarde. Os candidatos que se inscreveram para o cargos de nível fundamental farão as provas pela manhã e os candidatos que se inscreveram para os cargos de nível superior e pedagogos farão a prova à tarde. Fiquem atentos aos horários no seu cartão de inscrição e o local da sua prova", informou o secretário municipal de Administração, Paulo Jesus.
Concorrência - Os cargos de Agente de Trânsito, com 2.006 inscritos para 16 vagas (125,38 candidatos por vaga); Professor de Educação Física, com 236 inscritos para 2 vagas (118 candidatos por vaga) e Agente Administrativo, com 5.746 inscritos para 51 vagas (112,67 candidatos por vaga), registraram as maiores concorrências.
A aplicação das provas objetivas e discursivas aconteceu nas escolas: Rotary; Fluminense; Mária Amália; Rio Tapajós; Álvaro Adolfo; Nossa Senhora de Fátima; Maria de Lourdes; Rodrigues dos Santos; Diocesana São Francisco; Frei Ambrósio; Maria Uchôa; Brigadeiro Eduardo Gomes; Sofia Imbiriba; Maestro Wilson Fonseca; Frei Othmar; Frei Fabiano Merz; Pedro Álvares Cabral; Hilda Mota; São José Operário e Almirante Soares Dutra.
O concurso público é composto por três etapas: prova escrita objetiva de múltipla escolha, eliminatória e classificatória para todos os cargos; prova discursiva, eliminatória e classificatória para o cargo de pedagogo e cargos de docência e prova de títulos, apenas classificatória para cargos de nível superior.
O prefeito Nélio Aguiar considera que a realização de mais um concurso público, sob sua gestão, é a prova da valorização do servidor e do serviço público.
"Fazer concurso público não é fácil porque precisa, acima de tudo, de planejamento e responsabilidade fiscal e isso, graças a Deus, temos em nosso governo. É o segundo concurso que estamos realizamos em nossa gestão. Isso mostra que estamos conseguindo avançar, também, na valorização do servidor público, pagando salários em dia, investindo na qualificação, para entregar à sociedade um serviço público de qualidade".
A nomeação no concurso público será realizada dentro do prazo de validade do certame e os candidatos aprovados serão convocados, observada estritamente a ordem de classificação nos cargos, de acordo com a necessidade e conveniência da Administração Municipal. Os candidatos serão submetidos, ainda, à etapa de comprovação de requisitos e exames médicos, de caráter apenas eliminatório, a ser realizada pela Administração Municipal após a homologação do concurso público.