3. Governo e Administração
  4. Concurso Público da Prefeitura de Santarém registra mais de 28 mil candidatos inscritos
Concurso Público da Prefeitura de Santarém registra mais de 28 mil candidatos inscritos Autor: Arquivo - Agência Santarém

Dannie Oliveira
Confira os locais de prova e orientações para o certame.

A Prefeitura de Santarém divulgou esta semana os locais em que serão realizadas as provas do concurso público para o provimento de 1.457 vagas e formação de cadastro reserva para cargos de nível fundamental, médio e superior.

Confira os locais de prova neste link: anexos.cdn.selecao.net.br/uploads/763/concursos/86/anexos/olWrHTFrl9rMbOtAqHulzSm85FC6i3hOu5XyLwhv.pdf

O certame está sob a responsabilidade do Instituto Vicente Nelson e teve 28.204 inscrições para cargos nas Secretarias Municipais de Saúde (Semsa), Mobilidade e Trânsito (SMT), Trabalho e Assistência Social (Semtras), Educação (Semed) e Meio Ambiente (Semma). Esse é o segundo concurso realizado na gestão do prefeito Nélio Aguiar, o primeiro ocorreu em 2021.

O concurso público registrou uma concorrência acirrada para o cargo de Agente de Trânsito com 2.006 inscritos para 16 vagas, média de 125,38 candidatos por vaga. O cargo de Professor de Educação Física apresentou uma competição ainda mais intensa, com 236 inscritos para apenas 2 vagas, registrando uma concorrência de 118 por vaga. Para o cargo de Agente Administrativo, a situação não foi diferente, com 5.746 inscritos para 51 vagas, gerando uma concorrência de 112,67 candidatos por vaga.

A aplicação das provas objetivas e discursivas acontecerá nos dias 21 e 28 de janeiro nas Escolas: Rotary; Fluminense; Mária Amália; Rio Tapajós; Álvaro Adolfo; Nossa Senhora de Fátima; Maria de Lourdes; Rodrigues dos Santos; Diocesana São Francisco; Frei Ambrósio; Maria Uchôa; Brigadeiro Eduardo Gomes; Sofia Imbiriba; Maestro Wilson Fonseca; Frei Othmar; Frei Fabiano Merz; Pedro Álvares Cabral; Hilda Mota; São José Operário e Almirante Soares Dutra.

O certame terá três etapas: a) prova escrita objetiva de múltipla escolha, eliminatória e classificatória para todos os cargos; b) prova discursiva, eliminatória e classificatória para o cargo de pedagogo e cargos de docência; c) prova de títulos, apenas classificatória para cargos de nível superior.

A nomeação no concurso público será realizada dentro do prazo de validade do certame e os candidatos aprovados serão convocados, observada estritamente a ordem de classificação nos cargos, de acordo com a necessidade e conveniência da Administração Municipal. Os candidatos serão submetidos, ainda, à etapa de comprovação de requisitos e exames médicos, de caráter apenas eliminatório, a ser realizada pela Administração Municipal após a homologação do concurso público.

O secretário municipal de Administração, Paulo Jesus, destaca que o governo tem feito muitos investimentos em obras e serviços sem deixar de olhar para a valorização do servidor, com o pagamento dos salários em dia assim e o ingresso de novos servidores para melhor atender aos usuários.

"É importante o candidato observar o horário de entrada e de fechamento dos portões e que, também, não esqueça o cartão de inscrição. As provas foram divididas em dois dias e por nível de formação. Tivemos mais de 28 mil inscritos. Desejamos boa sorte aos candidatos e que tenham êxito no certame", finalizou.