Santarém, a Pérola do Tapajós celebrou na manhã deste 22 de junho os seus 358 anos de fundação com a realização da tradicional Missa Mocoronga, celebrada na Catedral Nossa Senhora da Conceição. A celebração atraiu autoridades, servidores municipais, fiéis que tiveram a oportunidade de agradecer e renovar as esperanças por uma Santarém melhor.
O reitor do seminário São Pio X Padre Rubinei Coelho, presidiu a santa missa, que também foi co-celebrada pelo Padre Sidney Canto. Ambos desejaram que as orações fossem intencionadas a mais avanços para Santarém. Os padres abençoaram o prefeito Nélio Aguiar, as autoridades e toda a comunidade católica presentes e pediu interseção de Nossa Senhora da Conceição para que junto ao Pai continuem abençoado a Pérola do Tapajós.
A celebração contou com a apresentação da Orquestra Sinfônica Maestro Wilson Fonseca, sob a regência de José Agostinho da Fonseca Neto, o maestro Tinho, e o Ministério Santa Cecília que conduziram a celebração musical da Missa com cantos religiosos e canções da terra.
O prefeito Nélio Aguiar disse que esse é um momento muito importante de agradecimento a Deus. "É uma missa muito especial, muito tradicional, as músicas contam a história de Santarém, esse é um momento de agradecer a Deus. Somos muito abençoados, pois Deus nos presenteou com essa terra linda maravilhosa que é Santarém, um lugar maravilhoso para se morar, para se viver, que encanta a todos nós, que têm muitas belezas naturais, uma terra rica. Somente agradecer a Deus por essa bênção que ele possa continuar abençoando a todos nós e que junto a Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Santarém ela possa continuar intercedendo por nós e com seu manto proteger a todos. Essa é uma missa de ação de graças por todas as bênçãos recebidas em Santarém".
A secretária Municipal de Educação Mara Belo fez a primeira leitura da missa. "Muito emocionante comemorar 358 anos da Pérola na casa do Senhor. Nesse momento de muita fé, de comunhão, pedir que Deus continue abençoando esta terra e que ela possa acolher a cada dia melhor cada cidadão que aqui chega. Quero desejar ao nosso prefeito que continue a liderar com sabedoria, serenidade, com amor e com muita responsabilidade esta terra".
A secretária de Meio Ambiente Vânia Portela participou com as preces e o Assessor de Comunicação da Secretaria Júlio Cesar Guimarães com os salmos. "Essa data é muito importante, são 358 anos que comemoramos de fundação de Santarém, é importante continuarmos preservando o meio ambiente, possuímos várias belezas naturais e todos devemos cuidar para que continuemos com todos esses recursos. Essa preservação é reponsabilidade de todos. Devemos ter sempre esse cuidado", pontuou Vânia Portela.
Secretários municipais Vânia Portela, Mara Belo, Daniel Simões, Dayane da Silva Lima, Luís Alberto Figueira; vice-prefeito José Maria Tapajós, o presidente da Câmara Municipal de Santarém Vereador Emyr Aguiar, vereadores Maria José Maria, Ronan Liberal Junior, André do Raio X, Jardel Guimarães, ex-prefeito Ronan Liberal, coordenadores dos equipamentos , o atual Comandante da Marinha capitão de fragata Fábio Luiz Benincasa e o ex comandante Capitão de Fragata Robson Ferreira Carneiro; comandante do 8º BEC Marcello Venicius Mota Linhares, o Coronel Mauéus membro da equipe de coordenação do Centro Regional de Governo; a coordenadora da secretaria de estado de Assistência Social do Centro Regional de Governo Soliene Sousa; a delegada da Receita Federal de Santarém Lourdes Maria Carvalho Tavares e a comunidade em geral participaram da celebração.
A organização da Missa Mocoronga, é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), que têm a frente a secretária Celsa Brito, que agradeceu pela linda e emocionante celebração e a participação de todos. "Dois padres foram os celebrantes Padre Rubinei e Sidney Canto trouxeram para todos a força de nós nos envolvermos e cuidarmos cada vez mais de Santarém, saímos com nossa fé renovada dessa celebração. De 2018 para cá tivemos muitos desafios, foi um ano de avanços e desejamos com a intercessão de Nossa Senhora da Conceição bênçãos para que possamos continuar nosso trabalho em prol de melhorias para nossa cidade".
A secretária agradeceu a Orquestra Sinfônica Maestro Wilson Fonseca e o Ministério Santa Cecília que conduziram a celebração musical, o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Oeste do Estado (Sipcop), aos vereadores, secretários, coordenadores, servidores, autoridades e a comunidade em geral que acompanhou essa importante celebração.
Estiveram participando da missa os parceiros na doação do bolo do Aniversário de Santarém, o presidente do Sipcop Aldenor Pereira Oliveira, o vice- presidente Gilmar Pastana e demais membros do sindicato. "Para gente é uma alegria poder estar contribuindo para esse festejo que significa muito para todos nós santarenos, para todo o município. Nós que trabalhamos com a panificação nada melhor do que presentear a todos que residem no município com esse bolo. Agradecemos a Deus e que possamos continuar nos próximos anos com a doação", destacou Gilmar Pastana.
Ao final da missa todos cantaram parabéns a Santarém e levaram um pedaço de bolo para casa.