1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Solenidade marca entrega de Castiçais para Diocese de Santarém
Solenidade marca entrega de Castiçais para Diocese de Santarém Autor: Desconhecido

Solenidade marca entrega de Castiçais para Diocese de Santarém

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
A manhã desta sexta-feira (17), foi marcada pela entrega de 1.500 castiçais produzidos pelos usuári...

A manhã desta sexta-feira (17), foi marcada pela entrega de 1.500 castiçais produzidos pelos usuários dos 8 Centros de Referência de Assistência Social (Cras), equipamento ligado a Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras).

A produção foi entregue para a Diocese de Santarém, que irá dar aos fiéis que irão participar da Trasladação da Imagem de Nossa Senhora da Conceição no próximo sábado (25), momento que antecede o grande Círio da padroeira do povo católico da cidade.

A solenidade com a imagem peregrina de Nossa Senhora da Conceição, contou com a participação da servidora Carise Pedroso, coordenadora do Ações Estratégicas de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti), que também esteve á frente da produção dos castiçais cantando a música de coroação de nossa senhora, momento em que duas crianças do Cras Caranazal, vestidas de anjos, levaram a coroa de Nossa Senhora e a emocionante apresentação do coral do Cras Nova República.

A entrega aconteceu na presença do Bispo da Diocese de Santarém, Dom Flávio Giovenalle, Coordenador do Círio e Berlinda Gilberto Dinelly, da Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, do Chefe de Gabinete do Prefeito,  Erasmo Maia, Vereador Henderson Pinto, Vereadora Maria José Maia, Secretária de finanças Josilene Pinto e servidores da Semtras.

"A retomada da produção dos castiçais foi muito importante, pela sua tamanha simbologia nesse momento de fé com a padroeira Nossa Senhora da Conceição, além de contribuir e muito com o meio ambiente, retirando as garrafas das ruas da cidade", disse a secretária Celsa Brito, que também fez questão de agradecer cada um que colaborou com a confecção dos mesmos.

O coordenador do Círio e Berlinda, Gilberto Dinelly, ressaltou que "foi muito importante poder novamente contar com essa parceria com a Semtras e já intimou a secretaria a aumentar a produção de mais 4.000 castiçais para o Círio de número 100".

Dom Flávio Giovenalle, agradeceu a parceria com a Semtras, destacando a produção dos castiçais, símbolo de luz, para um momento tão importante que é a trasladação que antecede o Círio de número 99 e afirmou o compromisso da secretaria em dar continuidade do projeto de confecção dos castiçais.

A produção de Castiçais pela Semtras, teve início em 2005 e aconteceu até 2012, na época quem confeccionava os castiçais eram as famílias usuárias do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

Após um processo de redesenho no PETI, passou a ser denominado por Aepeti, Ações Estratégias do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, ligado a Semtras que continua à frente da confecção dos castiçais com apoio dos Cras do município e nesse ano contou com a doação de garrafas recicláveis pela Diocese de Santarém.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.