4. Semsa avalia como positivas as ações da campanha Setembro Amarelo
Semsa avalia como positivas as ações da campanha Setembro Amarelo Autor: Desconhecido

Semsa avalia como positivas as ações da campanha Setembro Amarelo

A Prefeitura de Santarém, por meio do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS ad III) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa),  promoveu em dias diferenciados ações em alusão ao setembro amarelo.

As ações iniciaram no dia 10 de setembro, "Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio", com uma blitz na orla de Santarém. Na oportunidade, foi feita a distribuição de folders educativos e do laço amarelo, lembrando o mês de prevenção.

Já no dia 15 de setembro, enfermeiros da atenção básica, psicólogos, acadêmicos dos cursos: Assistente social, Psicologia, Enfermagem e profissionais dos Cras e Creas participaram do 1° Seminário de Prevenção ao Suicídio, onde abordou-se a temática: "Suicídio: saber para prevenir", o seminário contou ainda com a presença de familiares dos pacientes atendidos pelo Caps Ad III além de convidados.

Para encerrar as atividades, aconteceu na última quarta-feira (20), a 1° Caminhada de Prevenção ao Suicídio. A caminhada que saiu do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas, percorreu algumas ruas da cidade com desfecho na praça Tiradentes. Ao final, os participantes soltaram balões de tom amarelo.

Neide Mara Sousa, coordenadora do Caps Ad III, avaliou como positivas as ações realizados como forma de prevenção ao suicídio em Santarém. "Percebemos o envolvimento da comunidade para o tema, o feedback positivo das pessoas ao serem abordadas que nos motivou para outras etapas e que ainda existem pessoas que valorizam a vida, apesar das dificuldades tem vontade de viver. Essas ações, trouxeram principalmente para nossos pacientes a questão de desmistificar até mesmo de quebrar tabu, e o próprio preconceito pessoal de não se colocar como pacientes usuário, no entanto eles estavam lá participando da campanha do início ao fim para provar o quanto é possível ter esperança e enfrentar seus medos, suas dores sem precisar tirar sua vida", ressaltou a coordenadora.

O Setembro Amarelo foi criado em 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e a Organização Mundial de Saúde (OMS), e tem como objetivo trabalhar junto à sociedade ações preventivas para diminuição nos casos de suicídio, através da atenção, conscientização e cuidados.