"A inauguração das obras será no próximo dia 13 de março. A previsão de inauguração das atividades é para 2020"
A proposta do Museu de Ciências da Amazônia (Muca) foi apresentada na manhã desta quinta-feira (01/03) à Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), e ao Instituto de Pesquisa da Amazônia (Ipam). A inauguração das obras da instituição será no próximo dia 13 de março, às 10h, em Belterra-PA. A previsão de inauguração das atividades é para 2020.
Situado na cidade de Belterra-PA, ele está sendo implantado na área onde funcionava o antigo Hospital Henry Ford, construído na década de 30, mas que sofreu incêndio em 2005. Está orçado em R$ 4 Milhões de Reais. Recursos do Governo Federal, via BNDES, e do Governo do Estado do Pará.
As obras estão sendo dirigidas pela organização não governamental AmaBrasil para um museu que pretende harmonizar conteúdos, arquitetura e tecnologia, mostrando o potencial que a Floresta Amazônica possui e ao mesmo tempo alertando para as catástrofes ambientais em caso de destruição dos ecossistemas amazônicos.
Segundo o diretor técnico da AmaBrasil, Luiz Felipe Moura, o espaço terá ambientes a céu aberto, num contato direto com a natureza: "Em cada canto teremos uma surpresa como jardim suspensos, painéis digitais interativos, parede viva com plantas medicinais, exemplares de animais, salas de vídeo, laboratórios, produtora de vídeos, além de realizar oficinas aos participantes que forem conhecer o lugar. Quem estiver dentro e nas proximidades do prédio poderá acessar a internet sem fio de forma gratuita".
A secretária de Meio Ambiente, Vânia Portela, ressaltou o valor ambiental que o museu deve prestar à região: "É uma iniciativa fundamental para a consciência ambiental dos povos do oeste do Pará. Trará geração de renda de forma sustentável em que a própria população local vai poder trabalhar nas construções. Vamos pensar em parcerias para que possamos estender nossas ações de educação ambiental".
A AmaBrasil – Organização de Desenvolvimento Cultural e Preservação Ambiental – atua com um grupo variado de profissionais em auxiliar na preservação do patrimônio histórico, artístico e ambiental do País, para contribuir com a valorização da História, da biodiversidade brasileira e também para o desenvolvimento cultural e social do País.