1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Prefeitura realiza capacitação sobre saúde mental aos profissionais da Atenção Básica
Prefeitura realiza capacitação sobre saúde mental aos profissionais da Atenção Básica Autor: Desconhecido

Prefeitura realiza capacitação sobre saúde mental aos profissionais da Atenção Básica

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
Treinamento dos profissionais que atuam na Atenção Básica do município: foco na saúde mental. Foto-A...

Treinamento dos profissionais que atuam na Atenção Básica do município: foco na saúde mental. Foto-Ascom Semsa

Profissionais da rede de Atenção Básica, que prestam assistência nas Unidades de Saúde em Santarém, participaram nesta sexta-feira (24), no auditório do Centro de Informação e Educação Ambiental (Ciam), de uma capacitação sobre saúde mental. O evento foi realizado pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), como parte das ações da Campanha Janeiro Branco.

"Quando possibilitamos o acesso a informações, neste caso, a qualificação dos profissionais da saúde quanto a escuta, no que se refere aos atendimentos para ajudar as pessoas sobre a sua saúde mental, essa escuta qualificada, se torna uma grande ferramenta para detectar as necessidades das pessoas para os devidos encaminhamentos necessários e cuidados com a manutenção da saúde mental", ressaltou a secretária de Saúde Dayane Lima.

Psicóloga Angélica Brandão detalhou os principais assuntos abordados. Foto-Ascom SemsaA psicóloga Angélica Brandão, facilitadora da formação, relatou os principais assuntos abordados durante o evento.

"Foram abordados assuntos sobre como proceder com a escuta qualificada, o que significa humanização em saúde, as principais práticas humanizadas de saúde, as atribuições de cada profissional, até onde vai a prática de cada profissional. Também foi apresentado o fluxo de atendimentos, como funciona a rede dos Centros Psicossociais em Santarém", explicou.

Para a enfermeira e coordenadora da Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro Maracanã, Neide Mara, a formação contribuirá para melhorar, ainda mais, os atendimentos das pessoas que procuram a Unidade.

Coordenadora da ESF Maracanã, enfermeira Neide Mara: formação para escuta qualificada é importante. Foto-Ascom Semsa"Na Unidade, temos os programas de abordagens às famílias e aos pacientes que tem algum problema relacionado com a saúde mental. Temos uma demanda muito expressiva de pessoas no acolhimento, todos os dias, e muitas delas precisam dessa escuta qualificada e esse momento de formação com o profissional psicólogo é importante, pois nos oferece muitos subsídios para uma boa escuta", frisou.

Participaram da capacitação médicos, enfermeiros e farmacêuticos que prestam assistência  nas Unidades Básicas de Saúde. A programação do Janeiro Branco segue por todos o mês nas Unidades de Saúde e nos Centros de Referências com atividades educativas e preventivas.

 

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.