1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Prefeitura capacita piscicultores familiares
Prefeitura capacita piscicultores familiares Autor: Desconhecido

Prefeitura capacita piscicultores familiares

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
A revitalização da piscicultura familiar é o foco de um curso que começou nesta segunda-feira (12),...


A revitalização da piscicultura familiar é o foco de um curso que começou nesta segunda-feira (12), no auditório do Mercadão 2000 e que reúne produtores familiares de várias localidades de Santarém. Cerca de 40 participantes acompanham a capacitação que abrange conceitos teóricos e práticos.

O treinamento tem a frente o professor da Universidade Federal Rural da Amazônia, Alex Lobão e foi organizado pelo Núcleo de Produção Familiar da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (NIPROF/SEMAP).

"Essa ação hoje é o pontapé para o projeto de revitalização da piscicultura, uma atividade que tem muito a oferecer para a nossa região e que pode ser agregada como fonte de renda. O Niprof vem incentivando a pesca no município e a capacitação só tem a somar", destacou o coordenador do Núcleo de Produção Familiar, Eliseu Ramos.

O projeto de revitalização da piscicultura fomenta uma atividade mais profissional e que possa ser instrumento de desenvolvimento e garantia de segurança alimentar. A iniciativa financiada pelo Ministério da Integração Nacional e que tem como executora a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

"Hoje estamos dando início a segunda etapa do projeto que é a qualificação. Nos vamos repassar aos produtores as práticas corretas de manejo. Em um outro momento vamos visitar futuras áreas de produção. Esse curso vem mostrar aos participantes que já existe uma metodologia para se trabalhar a piscicultura familiar", relatou o professor Alex Lobão.

Santarém está na lista das cidades que integram o projeto. Desde 2017 a Semap vem cadastrando os piscicultores no município, através de levantamento realizado por técnicos do Núcleo de Produção Familiar.

"O projeto da revitalização da piscicultura é um marco para o município. Esse treinamento é um passo muito importante, sobretudo para os piscicultores. A Semap faz parte dessa iniciativa e através do fomento a assistência técnica queremos aprimorar o setor", finalizou o secretário de Agricultura e Pesca, Bruno Costa.

O curso prossegue até sexta-feira (16). Nos últimos dois dias os participantes irão visitar a base da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (SEDAP), na comunidade de Santa Rosa e algumas propriedades onde já existe a estrutura de tanque rede.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.