A Prefeitura de Santarém, por meio da Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa), órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está com inscrições abertas para o curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos. O curso terá quatro turmas, com 50 (cinquenta) vagas cada uma.
O treinamento terá a duração de dois dias para cada turma. O período dos cursos será de 3 a 13 de abril, nos horários da manhã (8h às 12h) e da tarde (14h às 18h), no auditório da Divisa, localizada na Av. Moaçara, anexo ao prédio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas nas dependências do próprio órgão, no horário das 8h às 13h. A capacitação é destinada especialmente aos donos de estabelecimentos que trabalham com o preparo e a manipulação de alimentos.
Estudos mostram que cerca de 60% das enfermidades de origem alimentar, causadas por microrganismos patogênicos, têm como responsáveis os manipuladores de alimentos. Daí a importância do curso, para garantir o controle de qualidade não só no preparo dos alimentos, mas também na sua manipulação, proporcionando maior segurança higiênico-sanitária aos consumidores.
De acordo com a nutricionista da Divisa, Cristiane Reale Simões, serão repassadas instruções sobre destino do lixo; higiene de utensílios; segurança no trabalho; qualidade da água; manutenção, distribuição e segurança alimentar; matéria prima, ingredientes e embalagens; higiene pessoal; manipulação higiênica dos alimentos; e controle de saúde.
O objetivo é conscientizar os vendedores sobre os riscos de contaminação por meio da manipulação de alimentos, baseado no Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação (RDC nº 216 de 15/09/2004). Ao final do curso, os alunos receberão certificado de participação.