Todas as escolas da rede municipal de ensino e Centros de Referência de Assistência Social participaramSantarém esteve nesta quarta-feira (29) entre as mais de 3.000 cidades do continente americano que participaram da 25ª edição do Dia do Desafio. Com o tema "Quando você abraça o desafio, o bem-estar abraça você", a campanha internacional é a maior ação de incentivo a prática de atividade física, realizada há 36 anos e organizada pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) em toda a América.
Por meio das Secretarias Municipais de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e Educação (Semed), da Prefeitura de Santarém, diversas atividades foram realizadas durante todo o dia em vários pontos da cidade. Dentre equipamentos sociais e escolas municipais o total de 34.748 pessoas participaram.
Nos 8 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) as ações foram articuladas pela Semtras que promoveu um dia inteiro de programação a seus usuários. Desde às 8h até às 17h, diversos exercícios físicos fizeram os usuários dos equipamentos sociais terem um momento de recreação e estímulo à saúde. A programação alcançou o êxito de participação de 5.366 pessoas no quantitativo dos Cras e Centro de Convivência do Idoso (CCI).
Já a Semed contou com a participação de 20 escolas, totalizando a participação de 6.338 alunos, além dos grupões dentro dos programas do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) da Secretaria Municipal de Cultura (Semc). "A participação das nossas escolas foi incrível, tivemos participação de escolas da região de rios, área urbana. Muita gente parou para se exercitar por 15 minutinhos e contar pontos para nosso município quem sabe conseguir chegar ao 1º lugar nesse ano", afirmou a coordenadora do Setor de Educação Física, Mara Nicolau.
Centro Pop Dom Lino Vombommel: No Centro aproximadamente 20 usuários e colaboradores participaram de atividades de alongamento, futebol, cabo de guerra e corrida do saco. O momento incentivou a integração e a oportunidade para sair do sedentarismo.
Cras Nova República: Com um público de aproximadamente 1393 pessoas entre crianças, adolescentes e idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), da escola Wilson Fonseca e comunidade, a programação iniciou logo cedo, às 8h. Foram realizadas 25 atividades como caminhadas, aulas de zumba, torneio de voleibol, vôlei de areia, circuito funcional, competição de queimada, aulão de dança, brincadeiras populares, torneio de futsal, capoterapia, gincana e torneio de futebol.
Cras Maracanã: No equipamento a parceria ocorreu com a escola Dom Floriano e a comunidade. Ao todo 943 pessoas se exercitaram no movimento de 18 atividades como o vôlei, queimada, bandeirinha, mini gincana, cabo de guerra, corrida de saco, ovo na colher e entre outras atividades.
CCI colocou os idosos para dançarCentro de Convivência do Idoso (CCI): No ritmo da música, os idosos atendidos pelo Centro também aderiram ao Dia do Desafio estimulados pela dança de salão.
Casa de Acolhimento para Adultos e Famílias (CAAF): Vinte e sete crianças indígenas da etnia Warao atendidas pelo Caaf participaram das brincadeiras em tom de alegria e diversão.
Escolas da Rede Municipal de Ensino: A Semed realizou em todas as escolas uma parada de 15 minutos para que os alunos e professores de Educação Física praticassem alguns exercícios e assim estimular o ensino-aprendizagem.
Confira abaixo as Escolas participantes do Dia do Desafio
- Maria de Lourdes
- Eloina Colares
- João Felipe Bettendorf
- Francisco Pereira Chaves
- Dom Lino
- Antônio de Sousa Pedroso
- Rotary
- Tereza Neuma
- Aderbal Caetano
- Brigadeiro Eduardo Gomes
- Maria Amália
- Nossa Senhora da Conceição - Arapixuna
- Fluminense
- Jaime Brassat
- São Sebastião - Carariacá
- Frei Gilberto Wolf - Curuai
- Antônio da Silva Barbosa
- Haroldo Veloso
- Antônio Pedro Reis
- Nossa Senhora Rainha - Arapiuns
No prédio da Semtras os exercícios dos servidores acalorou ainda mais a campanha. Com a equipe do Dia do Desafio do Sesc, os colaboradores fizeram alongamentos, dançaram e ouviram a mensagem da equipe. Na oportunidade, o assistente técnico do Sesc Cleiton Assis agradeceu a adesão da prefeitura na promoção de incentivo para que a população saia do sedentarismo. "É preciso criar a consciência de que uma simples caminhada pode mudar nossa vida."Equipe da Semtras
Sobre o Dia do Desafio
O principal objetivo é motivar a prática de exercícios. Comunidades de diferentes cidades do Brasil e de toda a América Latina se reúnem para disputar, amistosamente, competições e desafios que estimulam o corpo. A proposta é que cada pessoa faça qualquer tipo de exercício físico por pelo menos 15 minutos, fazendo desta ação um hábito diário.
Nesse dia qualquer pessoa que registrar a realização de quinze minutos de atividade física pelo telefone 0800.275.5250 contribui para que sua cidade supere a desafiante. Qualquer movimentação física pode ser registrada, desde caminhadas, alongamentos a exercícios de alta intensidade.
As atividades realizadas pelas Secretarias serão registradas e repassadas à coordenação do Sesc (responsável pelo dia do Desafio em Santarém) que fará o cadastro devido no site oficial do "Dia do Desafio".
Em 2018 Santarém ficou em 2º lugar com a participação de 11.738 participações.Casa de Acolhimento para Adultos e Famílias
Com colaboração de Keliane Tomé - Assessora de Imprensa da Semed