As inscrições devem ser feitas no site www.santarem.pa.gov.br. As inscrições para a segunda edição do "Prêmio Municipal de Educação Fiscal" encerram-se nesta sexta-feira (31). A premiação que é baseada no Prêmio Nacional de Educação Fiscal, evento promovido pela Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), tem o objetivo de valorizar as melhores práticas de educação fiscal do país. Para inscrever os projetos e concorrer ao prêmio municipal basta acessar: www.santarem.pa.gov.br. O regulamento e ficha de inscrição do PMEF estão disponíveis na área central do site.
Serão premiadas as três melhores iniciativas desenvolvidas por professores de educação pública e privada. Temáticas abordadas: iniciação às temáticas em educação fiscal; a importância dos tributos e o retorno à sociedade; acompanhamento da aplicação dos recursos públicos; a preservação do patrimônio público e Cidadania.
Leia também:
A solenidade de premiação ocorrerá no dia 12 de dezembro de 2019, com a seguinte premiação: 1º colocado - 01 TV; 2º colocado - 01 data show com telão e 3º colocado - 01 notebook. Todas as escolas participantes receberão Certificado de Reconhecimento.
O evento é uma realização do Grupo Municipal de Educação Fiscal de Santarém (GMEF) coordenado pela Secretaria de Gestão, Orçamento e Finanças (Semgof) da Prefeitura de Santarém, em parceria com a Receita Federal do Brasil, Secretaria Estadual da Fazenda (Sefa), Secretaria Estadual de Educação (Seduc), por meio da 5ª Unidade Regional de Educação (5ª URE) e Secretaria Municipal de Educação de Santarém (Semed).
Para os membros do GMEF, o Prêmio é um grande movimento educativo para contribuir na construção de uma sociedade melhor.
"Promovemos a premiação para os projetos voltados à Educação Fiscal em Santarém, com objetivo de incentivar e motivar as ações que oportunizam ao cidadão exercer o controle fiscal e social dos recursos públicos na realização das políticas públicas", coordenadora do GMEF e secretária de Finanças de Santarém, Josilene Pinto.
"O Prêmio Municipal de Educação Fiscal é uma importante forma de reconhecimento para a escola e incentivo para os professores e alunos", Lourdes Tavares, vice-coordenadora do GMEF.
"O prêmio é uma forma de incentivar e de valorizar as práticas de educação fiscal desenvolvidas nas escolas, que contribuem na formação de cidadãos conscientes e participativos, que almejam uma sociedade mais justa, mais solidária e com mais oportunidades para todos", Carla Nascimento, membro do GMEF.
"Por meio da Educação Fiscal os alunos e sociedade têm acesso às informações necessárias à sua formação. É papel da escola socializar conhecimentos e atuar na formação moral e social dos alunos, e isso só será possível se a escola tiver a Educação Fiscal como parceira" Lucilene Lopes, membro do GMEF.
"O Prêmio Municipal de Educação Fiscal é muito importante porque permite a integração da comunidade escolar na construção de uma mentalidade cidadã", Tânia Bernardes, membro do GMEF.
"A educação fiscal vislumbra mudanças de atitudes. Através do exercício da cidadania plena, promove importantes transformações onde é aplicada. Dessa forma sua prática constante nos ambientes escolares ou espaços sociais diversos sempre refletem cidadãos melhores e o prêmio municipal vem para celebrar essas práticas", Sara Silva, membro do GMEF.
"O prêmio municipal é importante para que as nossas escolas e município se destaque na Educação Fiscal como forma de conscientização que a educação fiscal faz parte do dia a dia de cada cidadão", Michelly Lima, membro do GMEF.
"O Prêmio Municipal de Educação Fiscal tornou-se uma relevante estratégia de motivação para as escolas e para o próprio GMEF que ao longo desses 13 anos tem promovido a formação cidadã. Realizar a premiação de projetos inovadores se apresenta como uma forma que as escolas têm usado para estimular professores e alunos e motivá-los a cada vez mais disseminar a educação fiscal", Alcindo Pinho, membro do GMEF.
"O Prêmio Municipal de Educação Fiscal vem com mais uma ferramenta de sensibilização e estímulo para que nossos educandos entendam e se apropriam de seus direitos e deveres, visanso o progresso social", Joel Nascimento, membro do GMEF.
"O Prêmio é de grande importância para Santarém, para valorizar e incentivar o acompanhamento da aplicação de recursos públicos por meio de mecanismo de controle social, como forma do efetivo exercício de cidadania dos alunos das escolas municipais de Santarém", Mara Nicolau, membro do GMEF.