A realização de uma assembleia geral ordinária entre os membros do Conselho dos Secretários Municipais de Fazenda, Finanças e Receitas do Estado do Pará (Confaz-M/PA) marcou o primeiro encontro do grupo de trabalho, para apresentação das atividades desenvolvidas pelo Conselho Diretor no ano de 2019. O encontro ocorreu nesta segunda-feira (17), na sede da Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (Famep), em Belém.
A presidente do Confaz-M/PA e secretária de Gestão, Orçamento e Finanças de Santarém, Josilene Pinto, avaliou de forma positiva a atuação do Confaz-M/PA. De acordo com Josilene, a principal meta, para 2020, é melhorar a arrecadação própria dos municípios do Pará.
“No ano de 2019 trabalhos focados para efetivar o registro em cartório do Confaz-M/PA, para que assim pudéssemos ter a concretização da existência do Conselho de fato e de direito. Uma de nossas grandes conquistas foi a autorização da Sefa para que pudéssemos compor o Grupo de Trabalho Cota Parte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do estado do Pará. Para 2020 temos como meta avançarmos na melhoria da arrecadação própria dos municípios do Pará, para que esses entes tenham melhores condições de gerir seus recursos e possam realizar as políticas públicas em prol da população. Receita eficiente, Município forte, essa é uma das metas do Confaz-M/PA”, destacou.
Estiveram presentes o vice-presidente do Confaz-M/PA e secretário de Finanças de Castanhal, Karlan Vaccari Caldeira; a primeira secretária do Confaz-M/PA, Amanda Akemi Lima Sato; o primeiro tesoureiro do Confaz-M/PA e secretário de Gestão de Mojuí dos Campos, Raimundo Edmilson Santos Filho; a secretária de Finanças do município de Bom Jesus Tocantins, Ediene de Jesus Silva; o secretário adjunto de Finanças de São Miguel do Guamá, Diogo Michel de Araújo Medeiros; o secretário de Finanças de Oeiras do Pará, Raimundo Ferreira Alcântara; o secretário de Finanças de Breu Branco, Euzébio de Araújo Silva; a secretária de Finanças de Viseu, Tauanny Darcielle Guedes; o secretário de Gestão de Viseu, Fernando dos Santos Vale; responsável pelo setor de compras da Secretaria de Finanças de Bom Jesus do Tocantins, Junilton Lacerda e a advogada voluntária do Confaz-M/PA, Marisa de Almeida Marins