4. Com bolo de mais de 50 metros, Alter do Chão celebra 265 anos
Com bolo de mais de 50 metros, Alter do Chão celebra 265 anos Autor: Agência Santarém

Com bolo de mais de 50 metros, Alter do Chão celebra 265 anos

GAMA SG
Aniversário da vila é realizado em parceria entre entidades, instituições e a Prefeitura de Santarém.

A vila balneária de Alter do Chão completou 265 anos de fundação. Para comemorar esses mais de dois séculos de existência, foi realizada a tradicional programação de aniversário, nessa segunda-feira, 06, com a confecção de um bolo com 53,7 metros de extensão, produzido por 26 entidades e instituições, em parceria com a Prefeitura de Santarém. O corte e a distribuição do bolo aconteceram na Praça 7 de Setembro. A animação ficou por conta da equipe Cultural de Alter do Chão.

A produção do bolo começou há pelo menos 40 anos com as senhoras do Clube de Mães de Alter do Chão, que resolveram homenagear a vila. A partir disso, todos os anos, a extensão aumenta, resultando em uma linda tradição de confraternização entre os moradores e visitantes.

O presidente do Conselho Comunitário de Alter do Chão, Mauro Vasconcelos, falou sobre a tradição do aniversário e, também, sobre a alegria de participar da festa. "É um prazer muito grande a gente receber todos que vem prestigiar o aniversário da nossa Pérola. Alter do Chão é uma vila abençoada por Deus. Nós temos as nossas divergências e nossas dificuldades, mas no dia do aniversário nos reunimos em prol do objetivo de realizar o aniversário da Vila. Eu acho isso muito bonito! Muito importante para todos nós.  Graças a Deus, a vila abraçou essa tradição, e de um certo tempo pra cá, as associações adotaram a festa, e desde então, as associações fazem o seu bolo e trazem para a praça e juntam todos eles e, posteriormente, confraternizam com as pessoas".

Nilva Borari, integrante da Associação Kuximawara Borari, das Mulheres Artesãs e Artistas de Alter do Chão, comentou sobre a celebração do aniversário da vila. "O aniversário de Alter é  um momento de celebração, de encontro das pessoas, é uma tradição que nós temos muito orgulho de preservar. Aqui as entidades, as famílias e as pessoas fazem o seu bolo e trazem para confraternizar com todos. Eu fico muito feliz, é uma alegria muito grande poder participar dessa festa. Alter é isso, alegria e confraternização", exaltou.

A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, afirmou que é bonito em ver Alter do Chão, mantendo uma tradição. "A vila mantém sua tradição, especialmente, hoje comemorando os 265 anos de sua fundação, aqui nós temos um CRAS [Centro de Referência de Assistência Social], que está contribuindo com o bolo, confeccionado por usuários e servidores. Aqui, nós temos um grupo muito forte de pessoas, que esse ano, através dos usuários, idosos e servidores, passaram o domingo confeccionando o bolo para participar dessa festa linda, além disso, podemos ver um trabalho lindo das artesãs, dessas mãos que estão somando forças para manter a tradição".

O prefeito Nélio Aguiar, que na ocasião foi representado pelo secretário municipal de Governo Emir Aguiar, destacou o compromisso da gestão em prol da vila e da qualidade de vida de seus moradores. "Nosso governo tem compromisso com Alter do Chão. Já fizemos o muro e o palco do Lago dos Botos, vem aí um projeto completo, em parceria com o governador Helder, entregamos uma academia ao ar livre, iluminação em led, reforma e ampliação da Escola Sagrado Coração de Jesus, juntamente com uma belíssima quadra coberta, um Centro Municipal de Educação Infantil [CEMEI]. A vila recebeu, também, uma reforma e ampliação da Escola Antonio de Sousa Pedroso, também, com uma quadra coberta, a unidade de saúde, entregamos uma ambulância de grande porte, o CRAS de Alter do Chão, fizemos o asfalto em direção à praia de Pindobal, melhoramos a limpeza urbana e a coleta de lixo", elencou Nélio.

Não tão menos importante, mas, prioritária, é a subestação de energia. "Vai melhorar, sem dúvidas, a quantidade e a qualidade no fornecimento de energia elétrica, trazendo mais segurança para moradores, turistas e investidores. Além disso, fizemos a reforma do posto de saúde 24h, doamos, também, o terreno para a construção da unidade do Corpo de Bombeiros. São obras e ações, nosso apoio para o carnaval, revéillon, eventos da vila, o nosso Çairé. Enfim. É um compromisso da nossa gestão em estar sempre proporcionando o melhor para o povo de Alter do Chão e os nossos turistas", reforça Nélio.