Uma programação desenvolvida na manhã desta segunda-feira (22), na Escola Municipal Fluminense abriu oficialmente a Semana Inclusiva ‘Promovendo vínculos afetivos através da cidadania, respeito e equidade’ desenvolvida pela Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Educação sob a coordenação da Divisão de Educação Especial.
A programação iniciou nesta segunda e seguirá até a próxima sexta-feira (26), com várias atividades como apresentação de vídeos motivacionais, contação de históriasm e experiências e degustação no escuro.
Na abertura, a professora Maria do Céu fez um breve relato de sua experiência como pessoa portadora de baixa visão. Já o aluno autista Samuel Corrêa de Sousa, do 5º ano, fez uma leitura sobre autismo e preconceito.
De acordo com a Coordenadora da Divisão de Educação Especial da Semed, Profa. Mestra Dineide Sousa, a programação visa a participação plena dos educandos no processo de inclusão.
“Nesse sentido, as escolas do município realizam a Semana Nacional da Educação Especial, este ano no período de 22 a 26 de agosto, onde destacam todas as deficiências trabalhadas em sala de aula, não somente a deficiência intelectual e múltipla visando assim, a inclusão e estimulando cada vez mais a participação plena dos educandos com deficiência no contexto educacional”, disse a coordenadora.
A Semed, por meio da Divisão de Educação Especial irá acompanhar as ações que algumas escolas estarão desenvolvendo ao longo da semana.
As atividades são variadas como apresentação de vídeos motivacionais, contação de histórias e experiências e até degustação no escuro.
Sobre a Lei da Inclusão
A Lei nº 13.585/2.017 em seu Art. 2º institui as comemorações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla visando ao desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social desse segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação.