3. Educação
  4. Semana da Pátria 2021: Hasteamento de bandeiras e anúncio da entrega de 12 escolas reformadas e ampliadas marcam abertura
Semana da Pátria 2021: Hasteamento de bandeiras e anúncio da entrega de 12 escolas reformadas e ampliadas marcam abertura Autor: Desconhecido

Alanda Matos
Sem desfiles cívicos, homenagens a pátria serão feitas de forma restrita e com novas escolas reformadas

Autoria: Ronnie Dantas

Com o tema ‘Escola; lugar de amor, acolhimento e valorização da vida’, iniciou hoje, 1º de setembro, a Semana da Pátria 2021. Sem desfiles cívicos, a cerimônia ocorreu em frente ao prédio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), localizada na Rua Anysio Chaves, bairro Aeroporto Velho, com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Pará e de Santarém com execução do Hino Nacional pela Filarmônica Municipal Professor José Agostinho, sob regência do maestro Rafael Brito. Na ocasião, a Prefeitura anunciou a entrega de 12 escolas reformadas e ampliadas.

A solenidade contou com poucos presentes em respeito aos protocolos sanitários. Estiveram presentes o secretário municipal de Cultura Luis Alberto Figueira representando o prefeito Nélio Aguiar; a secretária municipal de Educação Maria José Maia; o vereador Erasmo Maia e a assessora de ensino Jéssica Ninas.

De acordo com a secretária de Educação Maria José Maia, diante do momento pandêmico a secretaria convida a comunidade escolar para refletir sobre a valorização da vida. Tal reflexão irá ocorrer em todas as 395 unidades municipais de educação.

“Nós estamos desenvolvendo um tema que aborda a escola como local de amor, de acolhimento e valorização da vida e nós não poderíamos deixar de refletir esse tema. Nós temos que dar o devido valor a vida e a escola reúne todas as possibilidades para vivenciarmos isso e passar para nossos alunos a importância da valorização da vida em sua plenitude”, destacou a titular da Semed.

Secretária de Educação enfatizou sobre a escolha do tema

Para o Secretário de Cultura Luís Alberto Figueira o momento traz o contexto cultural da sociedade. “É um marco cultural. O prefeito Nélio Aguiar tem se empenhado pra manter estas tradições, manter viva a cultura e hoje nós pudemos presenciar a expressão de patriotismo manifestado pela Prefeitura para que a gente possa manter viva nossas intenções de liberdade, de independência e assim poder comemorar a pátria que temos”, ressaltou o secretário conhecido por ‘Pixica’.

Secretário Luis Alberto Figueira representou o prefeito Nélio Aguiar

Entrega de escolas reformadas e ampliadas

Aproveitando o momento cívico e de enaltecimento da educação, a Prefeitura irá entregar uma nova escola na comunidade Bom Jardim, no Lago Grande, e outras 11 escolas reformadas e ampliadas. Destas, uma será na zona urbana, quatro na região do planalto e seis na região de rios.

As entregas estão previstas para ocorrer no período de 6 de setembro a 3 de outubro.

As reformas das escolas somam as outras já entregues pela Prefeitura de Santarém. Sob a atual gestão, apenas em 2021, foram entregues 23 escolas à sociedade, duas novas e outras 21 reformadas e ampliadas.

De acordo com o planejamento da Semed, 50 escolas deverão ser entregues até o final deste ano.

Programação da Semana da Pátria 2021

Pelo segundo ano consecutivo, em virtude da pandemia, a programação ocorrerá de forma restrita para evitar aglomerações.

Na quinta-feira (3), a programação seguirá em frente à Semed, às 8h, com hasteamento da bandeira. A participação especial fica por conta da Escola Municipal Ubaldo Correa e banda. Na sexta-feira (3), encerrando a programação em frente à Semed, além do hasteamento da bandeira, haverá a participação da Escola de Artes Emir Hermes Bemerguy.

A programação da Semana da Pátria seguirá nas escolas, de 4 a 7 de setembro com reflexão ao tema e programação a critério de cada escola.