1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Educação
  4. Projeto do Cemei Antônia Corrêa deverá ser expandido para outras Unidades de Educação Infantil
Projeto do Cemei Antônia Corrêa deverá ser expandido para outras Unidades de Educação Infantil Autor: Desconhecido

Projeto do Cemei Antônia Corrêa deverá ser expandido para outras Unidades de Educação Infantil

Ronnie Dantas
Publicado em - Atualizado
O projeto, que trata sobre a saúde bucal das crianças, conta com a colaboração de diversos parceiros.

O Centro Municipal de Educação Infantil (CemeiI) Antônia Corrêa e Sousa compreende a importância do Cuidar, Educar e Brincar como três pilares importantes na práxis Pedagógica da Educação Infantil. O Cuidar é um dos pilares que é levado muito a sério, por isso, o Cemei realiza o Projeto Permanente Alimentação Saudável & Saúde Bucal – “A saúde começa pela boca”.

 

A ideia surgiu ainda no início do segundo semestre letivo de 2021, com o retorno das atividades presenciais das turmas do pré-escolar. Durante o acompanhamento no lanche e a escovação bucal das crianças, foi identificado que algumas delas estavam com a dentição comprometida por problemas de cárie.

 

A partir daí, foi realizado um levantamento geral em todas as turmas de pré-escolar para se detectar o número de crianças que apresentavam tal demanda. Ao perceber um elevado número de crianças com problemas dentários, a coordenação colocou em prática o projeto cujo objetivo é desenvolver hábitos de higiene bucal e alimentação saudável regulares, através da conscientização de sua importância, oferecendo exemplos práticos de como manter uma alimentação saudável e o cuidado com os dentes.

 

De acordo com a coordenadora do Cemei, Geones Marques, o Centro de Educação Infantil Antônia Corrêa e Sousa sempre primou pelo atendimento de qualidade às crianças atendidas.

 

“E ao detectamos o número gritante de crianças apresentando problemas de cárie na dentição nos inquietou e após pesquisas verificou-se que os pequenos estavam realizando a escovação sozinhos em casa e fazendo a ingestão de doces e alimentos industrializados, por isso, durante o mês de outubro, mês dedicado as crianças, a equipe administrativa, docentes e apoio intensificou a luta contra a cárie colocando em prática o Projeto Permanente do Cemei”, explicou.

 

Conforme o Projeto, diariamente são realizadas ações que comtemplam a alimentação saudável e higiene bucal, e os casos mais agravantes são encaminhados aos consultórios odontológicos e institutos especializados. Para isso, a unidade conta com o apoio do Coordenador Municipal de Saúde Bucal Jeymerson Coelho, da Periodontista Sâmmya Marlen e da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Santo André, por meio da Dra. Keicy Louene Brelaz e Dr. Marcos Vinícius Queiroz.

 

Na última segunda-feira (25), ocorreu a culminância do projeto, na área livre do centro, com apresentação do Rappy Salada de Frutas com crianças das turmas do Pré I e II A do turno matutino, e peça teatral “A Cesta da Dona Maricota” com a turmas Pré escolar I e II B do vespertino.

 

Também houve palestras de orientações e prevenção em saúde bucal com o Coordenador Municipal de Saúde Bucal Jeymenson Coelho, atendimento no consultório portátil, aplicação de flúor, limpeza e entrega de kit de higiene bucal às crianças atendidas pelo odontólogo, além das homenagens aos parceiros presentes.

Legenda da foto: Crianças da Unidade sendo atendidas no consultório portátil

 

A convite do coordenador de saúde bucal, a Secretária Municipal de Saúde Vânia Portela esteve no local prestigiando a programação e conhecendo o Projeto, que deverá ser expandido para outras Unidades e Centros de Educação Infantil.

 

 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.