3. Educação
  4. Prefeitura comemora Dia das Crianças anunciando 10 milhões para construção de novas escolas e conclusão de creches
Prefeitura comemora Dia das Crianças anunciando 10 milhões para construção de novas escolas e conclusão de creches Autor: Agência Santarém

Ronnie Dantas
O valor, adquirido junto ao FNDE, é fruto de emendas parlamentares

A Prefeitura de Santarém continua investindo fortemente na educação da rede municipal. No último dia 7 de outubro, o Prefeito de Santarém Nélio Aguiar retornou de uma viagem à Brasília, onde o gestor tem boa articulação política.

Desta vez, Nélio esteve reunido com diretores do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), onde conseguiu mais R$ 10 milhões para a construção de novas escolas e creches na rede municipal.  A quantia é fruto de duas emendas parlamentares, uma do Deputado Federal Celso Sabino e outra do Deputado Federal Vavá. O valor deve ser empenhado ainda esse mês de outubro.

Legenda da foto: Recursos irão garantir mais escolas para Santarém, à exemplo da Escola Frei Gilberto Wood entregue na Comunidade Vila Curuai, Lago Grande, no último final de semana.

Por ser emenda parlamentar a Prefeitura terá que aguardar a autorização do FNDE para poder abrir licitação.

Com isso, Santarém ganhará ainda mais investimentos na área da educação.

Nesse ano de 2021, os valores já ultrapassaram R$ 15 milhões de reais aplicados na construção, ampliação e reforma de 32 escolas e dois ginásios com vestiários.

A Secretária de Educação Maria José Maia informou que o dinheiro será usado na construção de duas escolas com 12 salas de aula cada no Residencial Salvação e uma outra escola com oito salas de aula no bairro Vigia.

“Além disso, semana passada tivemos uma outra grande notícia, a de que as seis creches que estão paralisadas por falta de recursos do FNDE até o final do mês o próprio FNDE vai repassar os recursos para gente terminar as obras que estão paralisadas”, informou a titular da pasta da educação.

As creches em questão estão localizadas nos bairros do Jutai, Alvorada, Caranazal, Ipanema, Area verde e Cipoal.

Mais investimentos na educação na Vila Curuai

Na última sexta-feira (8), o Prefeito Nélio Aguiar e a Secretária Maria José Maia estiveram na região do Lago Grande entregando mais três escolas, uma totalmente construída, na comunidade Bom Jardim, e duas reformadas e ampliadas, em Ajamuri e Vila Curuai. Na oportunidade, a secretária anunciou novos investimentos na educação para a Vila de Curuai.

Segundo ela, o próximo passo será licitar a reforma e ampliação da Escola Municipal Tiago Xisto. Também já foi autorizada pelo prefeito a construção do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) de Curuai e, para o próximo ano será construído o ginásio da Escola Sansão Bento Lourido.

“Temos o compromisso de cada vez mais possibilitar às comunidades uma estrutura física desejável para que nossos alunos e a nossa educação cresça e se torne da maior qualidade no nosso município” enfatizou Maia.

Ainda esse ano a Prefeitura entregará mais quatro escolas ampliadas e reformadas. São elas, Escolas Nossa Senhora do Desterro, na comunidade Cabeça D’Onça, e Odorico Liberal, na comunidade Boca de Cima do Aritapera, ambas na região de várzea e Ubaldo Correa e Dom Floriano, na zona urbana de Santarém.

Legenda da foto: Somente em 2021, a atual gestão investiu R$ 15 milhões de reais na estrutura de escolas.