3. Educação
  4. Prefeitura celebra o Dia da Educação Infantil com a entrega de mais de 7 mil brinquedos pedagógicos
Prefeitura celebra o Dia da Educação Infantil com a entrega de mais de 7 mil brinquedos pedagógicos Autor: Agência Santarém

Samuel Alvarenga
Brinquedos vão ajudar no desenvolvimento de crianças matriculadas em centros e unidades de educação infantil do município.

Por Ronnie Dantas

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), celebrou o Dia Nacional da Educação Infantil com a entrega de 7.634 kits de brinquedos lúdicos/pedagógicos que serão distribuídos para as 45 unidades de educação infantil do município. Os brinquedos foram adquiridos por meio de Pregão Eletrônico nº 003/2023 com investimento de R$ 756.553,58. Os brinquedos pedagógicos vão beneficiar mais de sete mil crianças matriculadas nas unidades sob a coordenação do Núcleo Técnico de Educação Infantil da Semed.

Mais de sete mil alunos beneficiados com a entrega de brinquedos pedagógicos.

A cerimônia foi realizada nesta sexta-feira (25) nas dependências do Centro Municipal de Educação Infantil Raimundo Barbosa Pacheco (Cemei Diamantino) com a presença do prefeito Nélio Aguiar, além do secretário Regional de Governo do Baixo Amazonas, José Maria Tapajós, a primeira dama e secretária de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, a secretária de Educação, Maria José Maia da Silva, os secretários Emir Aguiar (Governo), Ronan Liberal Jr. (Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Tecnologia), Paulo Jesus (Administração), Jean Murilo (Urbanismo e Serviços Públicos), além dos vereadores Alba Leal, Erasmo Maia, Alexandre Maduro e Jander Ilson Pereira.

A entrega dos brinquedos foi uma forma de celebrar o Dia Nacional da Educação Infantil, uma data especial instituída em abril de 2012 em homenagem à médica pediatra e sanitarista, Zilda Arns, que dedicou sua vida ao trabalho assistencial para crianças.

A secretária de Educação Maria José Maia, destacou a importância da data e os avanços na educação infantil.

"Nós adquirimos esses brinquedos pedagógicos porque sabemos a importância do brincar, do quanto eles [brinquedos] são necessários ao desenvolvimento motor, intelectual e social da criança através da interação, tanto que a BNCC [Base Nacional Comum Curricular] reconhece a educação infantil como etapa essencial e assegura seis direitos de aprendizagem para bebês e crianças de 0 a 5 anos: Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar e Conhecer-se, então temos sim muito o que comemorar, pois são muitos os avanços na educação infantil”, afirmou a titular da pasta da Educação.

De acordo com Maria José, os avanços podem ser notados nos números. Em 2017, quando o prefeito Nélio assumiu a prefeitura, existia apenas um Cemei, Paulo Freire. Hoje já são 34 Centros de Educação Infantil (Cemeis) e 11 Unidades de Educação Infantil (Umeis). Já o número de crianças atendidas nas unidades saltou de pouco mais de 3 mil para mais de 7.600.

“Ano passado investimos mais de R$ 1 milhão (R$1.175.500,00) na compra de 40 parquinhos. Esse ano já entregamos 12 unidades de educação infantil, o que garante uma boa estrutura física para o estudo e, também, a oportunidade de brincar através desses mais de 7 mil brinquedos que estamos entregando hoje. Aproveitamos a ocasião para entregar 11 motobombas para escolas da região de rios, que vão ajudar no abastecimento de água das escolas. Enfim, no nosso governo a educação é completa”, enfatizou o prefeito Nélio Aguiar.

Entrega de motores bomba

Também por ocasião da entrega dos brinquedos pedagógicos, o prefeito Nélio Aguiar, acompanhado de sua comitiva, realizou a entrega de motores de bomba para 11 escolas da rede municipal localizadas na região de rios. Um investimento de R$ 48.874,88.

Motores bomba beneficiarão escolas da região de rios.

As escolas contempladas foram:

1 Dom Pedro I – Tapará Miri / várzea
2 São Benedito – Costa Do Tapará / várzea