3. Educação
  4. Prefeito Nélio assina Ordem de Serviço para perfuração de poços artesianos em escolas da rede municipal
Prefeito Nélio assina Ordem de Serviço para perfuração de poços artesianos em escolas da rede municipal Autor: Ronaldo Ferreira - CCOM

Ronnie Dantas
São 51 educandários beneficiados localizados nas regiões de rios, planalto e várzea.

Em cerimônia realizada nesta quinta-feira (16), o prefeito Nélio Aguiar assinou Ordem de Serviço para perfuração de 51 poços artesianos em escolas da rede municipal localizadas nas regiões de várzea, planalto e rios. Serão quase R$ 16 milhões de recursos aplicados para perfuração dos poços, exatos R$ 15.618.891,34. As empresas contratadas terão quatro meses para a conclusão.

Prestigiaram a cerimônia os vereadores Ronan Liberal Jr., Janderilson Pereira, Erasmo Maia, Erlon Rocha, Gerlande Castro, Alexandre Maduro e Alysson Pontes, além dos secretários Celsa Brito (Semtras), Emir Aguiar (Semg), Bruno Costa (Semap), Jean Murilo (Semurb), Eliziário Bastos (Semtur) e o chefe de Gabinete Tadeu Cunha.

Das escolas contempladas, 14 estão na região do rio Arapiuns, sendo uma na Cachoeira do rio Maró, 10 na região de planalto, 08 no Lago Grande, 06 no Arapixuna e 13 na região de várzea. (Confira a lista completa no final da matéria).

"É uma satisfação muito grande ter mais essa obra na nossa comunidade, porque a água do poço cavada pela comunidade não atende a todos os comunitários, então essa é uma obra importante e histórica pra nós”, relatou a presidente da Associação Comunitária Igarapé do Pimenta, no planalto santareno, Maria Brígida da Silva.

Professor Delson Miranda, gestor da Escola Onésimo Pereira de Sousa da comunidade de Guajará, na região do Arapixuna, destacou que o poço vai beneficiar cerca de 420 alunos de três comunidades da região.

"Queremos agradecer à Deus em primeiro lugar por essa benção recebida, pois nossos alunos estavam sofrendo com a falta da água potável e graças a Deus chega agora em boa hora. Quero agradecer ao nosso prefeito, a nossa secretária e a todos. É um momento muito importante para as comunidades de Guajará, Vila Amazonas e Membeca por receberem esse abastecimento de água que vai beneficiar e muito a nossa comunidade escolar”.

A secretária municipal de Educação, Maria José Maia da Silva, ressaltou que com as OS's, a prefeitura cumpre parte de uma dívida histórica do município, principalmente com as escolas da região de várzea.

"Hoje assinamos a ordem de serviço de 51 obras, no caso a construção de poços, sabemos a importância da água, indispensável para nossa vida e as escolas também precisam ter água de qualidade pra atender nossos alunos, tenho certeza que com isso cumprimos uma dívida histórica do município, principalmente, com as escolas da várzea e, com isso, nossos alunos terão maior segurança, sobretudo a segurança alimentar e esperamos que até o final de junho já estejamos com todos esses poços prontos”, completou.

O prefeito Nélio Aguiar fez um breve balanço das obras de seu governo relacionadas à educação.

“No primeiro mandato do nosso governo passamos por muitas dificuldades, ainda assim conseguimos entregar 49 obras na educação. Já nesse segundo mandato, já são 272 obras entregues, ou seja, são 321 obras somando os dois mandatos, e nós ainda temos 148 obras em execução, outras 36 estão em processo de licitação e mais três estão sendo encaminhadas para licitar. Então, até dezembro esperamos entregar ainda 187 obras só na educação. Somando essas 187 obras com as 321 já entregues nós vamos deixar a prefeitura no dia 31 de dezembro, de cabeça erguida, com a sensação do dever cumprido, com um total de 508 obras entregues para a educação do município em 8 anos de governo”, comemorou o gestor.

Confira a lista das escolas beneficiadas com poços: https://santarem.pa.gov.br/storage/posts/May2024/b73FGuuJMWtY7YRoB4WRJJaqU128mY5BmD6MUdT0.pdf