Hoje, 20 de maio, é celebrado o Dia do Pedagogo, o profissional que desempenha atuação de peso e importância na formação educacional. A data foi instituída pela Lei nº 13.083/2015 e é comemorada em todo o território nacional. Em Santarém, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) homenageia os 237 profissionais que exercem o desafio de ensinar nas áreas urbana, rios, planalto, quilombos e territórios indígenas.
Nas escolas da região de rios atuam 48 profissionais, nas de planalto são 41, em áreas quilombolas são 7, em escolas indígenas são 19, nas escolas da área urbana são 87 e somam ainda ao quadro mais 35 coordenadores pedagógicos.
A Prefeitura sabe que a educação é o único meio de transformação da sociedade, e por isso valoriza esses profissionais que a tem como ferramenta. No atual governo, o piso salarial é pago em dia e assegurado o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), onde as garantias trabalhistas dos funcionários tornaram-se lei e a progressão vertical tem sido garantida pela gestão.
Marcele Cristianne Costa Mota Almeida é formada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) desde 2004, e é pedagoga efetiva no município há 8 anos. Atualmente, atua na Escola Pérola do Maicá. Para ela, o pedagogo é o elo entre todos os segmentos dentro da comunidade escolar.
“A escola precisa do trabalho de articulação e mediação que o pedagogo exerce, além de ser o elo entre a escola e as famílias dos alunos. Trabalho este, que foi evidenciado no processo de construção de vínculos para que nossos alunos não fossem desassistidos no período de pandemia. Ser pedagoga é, sem sombra de dúvidas, o diferencial dentro e fora do ambiente escolar. Sou muito feliz em exercer esta função”, diz Marcele.
Raimundo Bentes Melo também é formado em Licenciatura Plena em Pedagogia pela UFPA. É pós-graduado em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e atua há 11 anos na Escola Brigadeiro Eduardo Gomes.
O profissional afirma que o trabalho desenvolvido pelo pedagogo dentro de uma escola é de fundamental importância no processo ensino-aprendizagem.
“O pedagogo é o profissional que interage em todos os processos escolares, é como um mediador. O nosso foco é o desenvolvimento do ensino-aprendizagem em sala de aula e a formação continuada com os professores para que possam exercer da melhor forma o seu trabalho”, salienta Raimundo.
Odavilma Pompermaier Calado é pedagoga especialista em docência na Educação Infantil e mestre com ênfase na Educação Infantil. Atua desde 2016 na profissão e atualmente, desenvolve as atividades no Centro de Educação Infantil (Cemei) Paulo Freire.
Professora Vilma, como é mais conhecida, destaca o papel do pedagogo como crucial no andamento das atividades, seja junto aos professores, com as famílias ou as crianças.
“O pedagogo, que eu comparo com o PPP (Projeto Político Pedagógico), é a alma daquela escola, daquela Unidade, porque ele precisa estar entre o administrativo e o financeiro. O pedagogo fica bem no meio dessas ações que são importantes para o andamento dos trabalhos na instituição”, reforça Vilma.
A secretária municipal de Educação, Maria José Maia, parabeniza os pedagogos por estarem sempre em busca da excelência e, principalmente, por terem se reinventado na pandemia para poder avançar com a educação. “Parabéns a todos os profissionais que são articuladores da formação pedagógica dos nossos alunos. O ambiente escolar é mais ‘frutífero’ com a atuação deles.”