Em cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira (24), no auditório da Escola Complementar de Educação Ambiental - Escola do Parque, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) via Núcleo Tecnológico Municipal (NTM), realizou a certificação para 20 mulheres em situação de vulnerabilidade social atendidas pelo Centro de Referência Maria do Pará concluintes do curso de Informática Básica oferecido pelo NTM em parceria com o Centro de Referencia Maria do Pará da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Semtras).
A ação contou com a presença da Primeira Dama do município Celsa Brito, do Coordenador do NTM Geremias Santos, da Coordenadora Pedagógica da Escola do Parque Marta Mendes e de Nilza da Silva, uma das alunas concluintes do curso.
O curso de Informática Básica do NTM foi ministrado pela técnica formadora Marcia Bastos, teve duração de três meses, carga horária de 180 horas, com duas aulas por dia, às terças e quintas-feiras, de 09h às 12h.
“É muita satisfação poder chegar ao final do curso porque tivemos muitas barreiras, como mãe, como mulher, como dona de casa, mas graças à Deus enfrentamos e conseguimos chegar até o final, agora é continuar praticando porque só foi o inicio e eu sei que grandes coisas vão vir e só estando capacitada para poder competir no mercado de trabalho”, disse Nilza da Silva, uma das concluintes do curso.
Para a técnica formadora do curso esse é um momento de gratidão.
“É um momento de muita gratidão poder tá certificando essas meninas, a gente sabe que os dias delas são muito difíceis por ser um público diferenciado, eu via todos os dias o quanto elas precisavam se especializar, se qualificar e hoje eu tô muito feliz por elas receberem essa certificação e eu sei que elas também estão”, disse Marcia.
“O momento é especial pra todas elas que durante esses três meses, incansavelmente, vieram, participaram do curso e hoje estão celebrando e comemorando esse momento de conclusão do curso de informática básica que com certeza dará um suporte a elas em termos de currículo para o mercado de trabalho” completou o coordenador do NTM, Geremias Santos.
A Secretária de Educação Maria José Maia da Silva considera muito louvável e necessária esta iniciativa do Núcleo Tecnológico Municipal da Semed em parcerias com a Semtras.
“A Inclusão no mundo digital de mulheres em situação de vulnerabilidade, risco social e pessoal, é o primeiro passo para a qualificação profissional, além de melhorar a qualidade de vida e a autoestima das usuárias do programa Maria do Pará. O empoderamento digital, com o desenvolvimento de habilidades e competências, é fundamental para a inclusão social e o ingresso no mundo do trabalho dessas mulheres”, destacou a titular da pasta Educação.
O curso iniciou em março com a aula inaugural onde 39 mulheres em situação de vulnerabilidade social atendidas pelo Centro de Referência Maria do Pará participaram. Três meses depois, 20 delas concluíram e 16 receberam presencialmente o certificado. São elas:
Alessandra Lages dos Santos
Ayssa Graça Nascimento da Silva
Cristiane de Sousa Ferreira
Elane Cristina Figueira Matos
Francely Regina Ferreira Caldeira
Isabel Cristina Pinto de Castro
Josinete Sousa dos Santos
Kassiane Aquino Sousa
Kayla Mikaela de Sousa
Marcia Claudia Peixoto de Lima
Marciene Santos dos Santos
Maria Suely Silva de Mesquita
Mayra Suelem Santos Figueira
Nilza Silva Santiago
Thayná Sousa Duarte
Zildene Maria da Costa Fernendes
Após a certificação as secretárias de Educação Maria José Maia da Silva e a Ex-Secretária de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito foram homenageadas com uma placa de reconhecimento pelos trabalhos desenvolvidos à frente das pastas da educação e de Trabalho e Assistência Social.