O Prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, esteve nesta sexta-feira (22) no Aritapera, região de várzea de Santarém, para a entrega de mais duas escolas ampliadas e reformadas.
A comitiva foi composta pelo gestor, pela Secretária de Educação Maria José Maia, os vereadores Ronan Liberal Jr, Alexandre Maduro, Elielton Lira, Didi Feleol, Gerland Castro e Carlos Silva, e ainda o Ex-Prefeito de Santarém Ronan Liberal.
A comitiva foi recebida pelos comunitários com muita alegria, cantos de boas-vindas, paródias, versos e louvores.
Legenda da foto: A comitiva do Prefeito Nélio Aguiar foi acolhida pelos alunos.
A Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Desterro, situada no centro da comunidade Cabeça D’Onça, foi a primeira a ser entregue. Após ser totalmente desmontada e reconstruída ganhou quatro novas salas de aula, secretaria, diretoria, cozinha, depósito e banheiros, além de um poço artesiano. Um investimento de R$ 484.419,04 com recursos do Tesouro.
Legenda da foto: Espaço pronto para atender as demandas dos alunos.
A Escola, que atende a Educação Infantil Pré – Escolar I e II e de 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, contempla 57 alunos na escola polo e 10 na escola anexo.
Legenda da foto: Todos os espaços receberam atenção e reparos.
A gestora Gizeli Azevedo Almeida agradeceu ao prefeito e a todos que lutaram pela conquista.
“As pessoas que sonharam e acreditaram junto com nós, afinal, as lutas foram grandes, muitos obstaculos, mas com fé, esperança e persistencia tudo se realiza, e Deus preparou esse momento e hoje a construção da escola Nossa Senhora do Desterro não é mais sonho, é realidade, como podemos ver”, disse.
Em seguida, a comitiva foi até Boca de Cima do Aritapera, na margem direita do Rio Amazonas, para entrega à comunidade da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Odorico Liberal.
O educandário, fundado em 1950, ganhou ampliação de sala de aula, jogo de banheiros, adaptação de bloco administrativo e reforma geral. Um investimento de R$ 200.710,95 com recursos do Tesouro.
Legenda da foto: A escola, reformada e ampliada, dará mais qualidade ao ensino na região.
A escola atende uma demanda de 99 educandos, sendo 94 na escola polo, e mais 9 da anexo, Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Terezinha, incluindo uma turma multisseriada, totalizando 103 alunos, da Educação Infantil (Pré I e Pré II), Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano e de 6º e 9º ano.
“Gostaria de agradecer em primeiro lugar à Deus, por nos permitir viver esse momento especial, e também ao nosso prefeito Nélio e à secretária Maria José Maia e sua equipe por nos proporcionarem a felicidade de receber esta reforma tão importante para nossa escola, a qual ficou bonita, funcional e com ambientes educativos que irão favorecer significativamente a aprendizagem de nossos alunos. A reforma de nossa escola é um exemplo de competência e compromisso firmado com nossa comunidade”, pontuou a gestora Maria Delma Corrêa Lisboa.
Legenda da foto: Gestora do educandário, professora Maria Delma.
A Secretária de Educação Maria José Maia da Silva disse que, com a estrutura física das novas escolas a prefeitura possibilidade que a criança fique estudando na própria comunidade. Ela ainda anunciou que as novas escolas a serem reformadas também ganharão poço artesiano e motor de luz, onde não houver energia.
“já estamos em planejamento do processo de licitação de mais nove escolas pra região de várzea e nos alegra possibilitar além da estrutura física a construção de um poço profundo pra dar dignidade na questão da água potável pras nossas crianças, por isso que a partir de agora, todas as escolas reformadas receberão um poço e aquelas onde não houver energia, receberão também um motor de luz, portanto, a educação avança cada vez mais em nosso município com estrutura física de qualidade pra atender nossas crianças”, frizou a gestora da educação.
Após a entrega das escolas o Prefeito Nélio Aguiar agradeceu o carinho, a receptividade dos comunitários e disse que os investimentos na educação não param.
“Nós já temos um conjunto de obras com levantamento, projeto e orçamento pra fazer a licitação desses próximos lotes e assim continuar avançando nos investimentos na educação, seja na construção de novas salas de aula, na construção e reformas de escolas ou de novas creches e quadras cobertas de ginásios, ainda temos muitas escolas que não têm ainda um espaço adequado pra educação física e é um desafio pra gente a construção dessas obras e assim poder oferecer condições dignas aos nossos alunos”, disse o gestor.
O novo projeto da Prefeitura já pronto para licitação reúne um conjunto de mais de 80 obras. São 12 creches, 09 escolas pra várzea, 07 pra região do Tapajós, 09 pra região do Arapiuns, 13 na zona urbana e mais 22 pra região do planalto, além de ginásios e quadras cobertas.