3. Covid-19
  4. Vigilância Sanitária de Santarém recebe treinamento da Anvisa para fiscalização de embarcações
Vigilância Sanitária de Santarém recebe treinamento da Anvisa para fiscalização de embarcações Autor: Desconhecido

Alanda Matos
.

Autor: Weldon Luciano

Fiscais da Divisão Especializada de Vigilância Sanitária da Prefeitura de Santarém participaram de mais um treinamento com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e com integrantes da Vigilância Sanitária estadual, nesta quinta-feira (1), no Porto localizado no Bairro Prainha. O treinamento faz parte de uma série de ações entre os órgãos nacional e o municipal para garantir o cumprimento das normas, principalmente em terminais de passageiros de Portos e Aeroportos.

A iniciativa teve o objetivo de preparar os fiscais da divisão municipal para atuarem na fiscalização de embarcações que navegam nas rotas intermunicipais e interestaduais, tratando sobre a atuação dos fiscais mediante situações que ocorrem com frequência no atendimento de passageiros que utilizam o transporte fluvial.

“Estamos visitando as instalações para ver se elas oferecem segurança e condições sanitárias mínimas, que são exigidas para uma embarcação. Desde produtos vencidos na cozinha ou que possuem procedência desconhecida, banheiros com vazamento, filtros inadequados e presença de insetos estão entre as situações que verificamos e que os fiscais estão sendo preparados para atuar e notificar em ações deste tipo”, destacou a Agente da Vigilância Mara Correa que participou do treinamento.

Segundo as normas técnicas, a fiscalização de Portos e Aeroportos é de responsabilidade da Anvisa que ainda não possui um posto de vigilância no município.  Portanto, a alternativa é realizar ações com apoio dos fiscais da divisão local, de maneira suplementar tanto em relação ao covid-19, como aos demais protocolos a serem seguidos nestes espaços.