3. Covid-19

Santarém recebe 6.530 doses de vacina contra a Covid-19

Alailson Muniz
Público alvo é de 6.528 pessoas

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), recebeu nesta sexta-feira, 26, 6.530 doses da vacina AstraZeneca/Oxford. Os imunizantes serão aplicados em profissionais de saúde que atuam na linha de frente de enfrentamento à Covid-19, agentes das forças de segurança pública e na população de idosos entre 75 e 79 anos de idade. O público alvo desta fase é composto por cerca de 6.528 pessoas.

A Secretaria Municipal de Saúde, Marcela Tolentino, informou que a segurança pública inicia sua imunização nesta segunda-feira, 1, e que os idosos começam a ser imunizados na terça-feira, 2.

"Já planejamos imunização pelo sistema drive thru em alguns pontos da cidade", revelou Tolentino.

Com a escassez das vacinas, o Governo do Estado tem priorizado os municípios que estão com maior transmissibilidade do novo coronavírus. O prefeito Nélio Aguiar lembra que solicitou ao Governo Federal 90 mil doses de vacinas. O gestor pediu que o Ministério da Saúde levasse em consideração a relação de proximidade e econômica que o município possui com o estado vizinho do Amazonas, onde a rede hospitalar entrou em colapso devido à pandemia e onde foi encontrada uma cepa mais perigosa ainda do vírus.

“Sabemos da dificuldade e da escassez da vacina. Comemoramos a chegada de mais esse lote e lembro que fizemos pessoalmente o pedido ao ministro da Saúde que disponibilizasse para Santarém 90 mil doses. O que achamos que seria necessário para conter o avanço dessa nova cepa do vírus em nossa região. Atenderia toda a população acima de 50 anos, que é mais atingida e a que mais agrava com a doença”, disse o prefeito.

Em atualização

Foto: Marcelo Seabra/Ag. Pará