3. Covid-19
  4. Prefeitura reforça políticas de assistência social em prevenção a Covid-19
Prefeitura reforça políticas de assistência social em prevenção a Covid-19 Autor: Desconhecido

Prefeitura reforça políticas de assistência social em prevenção a Covid-19

Cras Urumari em ação no posto de saúdeDesde o início da pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Santarém, solidou seu compromisso com os santarenos, instaurando inúmeras medidas de prevenção a Covid-19. À exemplo dos usuários da Política Municipal de Assistência Social, assistidos pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), que vem recebendo uma série de trabalhos seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), resguardando a saúde do público de usuários em situação de vulnerabilidade social e também os servidores.

Cras Ribeirinho entregou máscaras Os equipamentos tiveram as atividades coletivas suspensas. Por este motivo, foi adotado os atendimentos remotos nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Convivência do Idoso (CCI), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e o Centro de Referência Especializado de Atendimento á Mulher- Maria do Pará. Todos os serviços prestados ao público seguem os protocolos da saúde com a utilização dos EPIs necessários para os servidores e também seguindo o distanciamento social nos atendimentos presenciais.

Diversas ações já foram realizadas para endossar o enfrentamento. Até o momento, os Cras já realizaram a entrega de aproximadamente 4 mil máscaras para a população de Santarém, em praças, feiras e mercados, embarcações, comunidades e Unidades Básicas de Saúde. Além de orientarem quanto ao uso adequado e também aconselhando a higienização correta e a importância do isolamento social a fim de evitar a propagação do vírus.

Diante das dúvidas com relação ao repasse do Auxílio Emergencial do Governo Federal, a Semtras disponibilizou dois contatos telefônicos 99134-8542 e 99195-2075 para sanar as dúvidas da população a fim de evitar os aglomerações em frente as agências bancárias do município, e ainda para que o fluxo de pessoas diminuíssem nas filas. Enviou ainda equipes para tirar todas as dúvidas e orientar quanto ao repasse. Com a diminuição das ligações a secretaria passou disponibilizar apenas o 99195-2075 para sanar dúvidas relacionadas sobre o auxílio e cadastro único.

Dentro da política de atendimento as mulheres, também foi ofertado um número - 99134-8542 - para orientações sobre violência doméstica de segunda a sexta-feira de 8h ás 14h.  Canal do Centro de Referência Especializado de Atendimento á Mulher- Maria do Pará.

Para que crianças e adolescentes pudessem continuar sendo protegidas foram realizados reforços dos canais de atendimentos dos três Conselhos Tutelares existentes em nosso município.

As ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti) em parceria com o Ministério Público do Trabalho entregou sabonetes líquidos, cestas básicas e máscaras, kits pedagógicos para as famílias acompanhadas identificadas como trabalho infantil, de pescadores da região do bairro Uruará área do Porto dos Milagres e também de pessoas que trabalham no aterro sanitário de Perema.

Como medida de prevenção à Covid-19, o Serviço de Abordagem Social está realizando atividades de orientações, atendimentos e entregas de máscaras para as pessoas que se encontram em situação de rua no município.

O município em parceria com o governo do estado realiza desde o início de abril o Acolhimento Emergencial temporário de pessoas em situação de rua no município, em conformidade com a Portaria 369/2020. O local de acolhimento é a sede do São Raimundo Sport Clube (Panterão), localizado na Tv. Silva Jardim, nº. 615, no bairro da Aldeia. Essa ação faz parte do plano de medidas de prevenção e combate a Covid-19 para dar segurança e salubridade no abrigo para as pessoas que se encontram em extrema vulnerabilidade social, com ações de atendimento em saúde e assistência social.

Setenta pessoas passaram pelo Acolhimento Emergencial, sendo 5 mulheres e 65 homens. Hoje, 20 pessoas ainda permanecem no local, sendo, 3 são mulheres e 17 homens.

Mesmo em tempos de pandemia, a campanha maio laranja ‘Faça Bonito contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes’, foi realizada de forma virtual com a divulgação de vídeos e cards orientando as formas de violação de direitos e o canal de denuncia o disque 100.Cras Ribeirinho em ação no Mercadão 2000

Outra medida adotada foi a produção de matérias reforçando a necessidade dos idosos permanecerem em isolamento social, foi incentivado também que os jovens pudessem colaborar com os idosos os ajudando com as compras de supermercado e também nas farmácias.

“Esse é o momento de unirmos forças, de levarmos todas as orientações necessárias para o nosso público que vivenciam a vulnerabilidade social. Agradecemos a todos os parceiros que vêm contribuindo com a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social para que possamos estar mais próximos nesse momento de isolamento social. Iremos continuar fazendo a nossa parte para que todos nós possamos vencer esse momento difícil”, observou Celsa Brito.