3. Covid-19
  4. Prefeitura reforça combate à Covid-19 com medidas ao transporte coletivo
Prefeitura reforça combate à Covid-19 com medidas ao transporte coletivo Autor: Desconhecido

Prefeitura reforça combate à Covid-19 com medidas ao transporte coletivo

SMT reforça combate à Covid-19. Foto-Ascom SMT Adotando medidas temporárias para enfrentamento da Co...

SMT reforça combate à Covid-19. Foto-Ascom SMT

Adotando medidas temporárias para enfrentamento da Covid-19 no serviço de transporte público de passageiros, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), determinou às empresas de transporte coletivo, através Ordem de Serviço de Operação Especial, a necessidade de manter a operacionalidade dos serviços de transporte público de passageiros, auxiliando no atendimento das atividades essenciais.

Com isso, fica determinado que o horário dos ônibus seja realizado diariamente das 6h até às 18h30, flexibilizando o quantitativo de frota por linha circulando de acordo com a demanda que se apresenta, mantendo os veículos em seus respectivos terminais de final de linha para que possam atender a população usuária de acordo com a demanda.

Em cumprimento às determinações do Decreto nº149/2020-GAP/PMS, de 26/05/2020 em seu artigo 28, as empresas operadoras deverão adotar as medidas que previnam transmissão comunitária como: manter a exigência de uso da máscara de proteção aos passageiros; manter os procedimentos de higienização dos veículos; adotar os procedimentos necessários para comprovação do rodízio por CPF aos passageiros observando o dígito par para circulação nos dias pares e o dígito ímpar para circulação nos dias ímpares. Somente será permitido o acesso ao veículo os passageiros que respeitarem o rodízio, sob pena de multa para a empresa e para o passageiro.

"Todas essas medidas são necessárias para restringir o deslocamento de pessoas, ampliando a adesão ao isolamento social para combater a Covid-19. Nós orientamos para que o distanciamento mínimo entre as pessoas com máscaras seja respeitado, outra recomendação é para que os operadores transportem somente passageiros sentados, como medida para evitar aglomerações. Esse rodizio por CPF vai ajudar ainda mais a diminuir a quantidade de pessoas circulando”, ressaltou o secretário de Mobilidade e Trânsito, Paulo Jesus.

A Ordem de Serviço de Operação Especial vai vigorar até que novas medidas sejam estabelecidas.