3. Covid-19
  4. Prefeito Nélio Aguiar solicita ao Ministério da Saúde antecipação da vacina para mais de 29 mil idosos
Prefeito Nélio Aguiar solicita ao Ministério da Saúde antecipação da vacina para mais de 29 mil idosos Autor: Desconhecido

Alanda Matos
.

Autora: Alanda Matos

Antecipação das doses soma as demais estratégias adotadas pelo município para combater o novo coronavírus

O prefeito Nélio Aguiar enviou ofício ao Ministro da Saúde Eduardo Pazuello solicitando a antecipação da vacina contra a covid-19 para atender idosos na faixa etária de 60 a 79 anos. O total de doses solicitadas são 29.588.

Em Santarém, está em andamento a 2ª fase de vacinação que tem como público alvo idosos a partir de 80 anos. A solicitação junto ao Ministério da Saúde busca também imunizar idosos acima de 60 anos, uma estratégia para potencializar a proteção a esse grupo que é o mais acometido pelo novo coronavírus.

O aumento do número de casos e a sobrecarga da rede hospitalar motivaram o pedido de antecipação.

Desde o dia 1º de fevereiro, Santarém está sob a instauração do bandeiramento preto – lockdown decretado pelo Governo do Pará com o intuito de frear a disseminação do vírus. A antecipação da vacina aos demais idosos irá somar a todas as estratégias já adotadas pelo governo municipal para conter o avanço dos casos e óbitos.

Nélio Aguiar explicou as motivações do pedido, detalhando os planejamentos que seu governo junto ao Governo do Pará vem determinando para ‘barrar’ a covid-19.

“Instauramos diversas medidas para resguardar nosso povo desse mal. Implantamos a Unidade de Saúde Descentralizada que distribuiu mais de 1 milhão de medicamentos, instituímos o Ambulatório Itinerante, seguimos com a fiscalização e ações da Vigilância Sanitária, iniciamos a 1ª fase de vacinação. Agora avançamos também com a 2ª e precisamos de reforços para potencializar essa rede de combate. É por eles (idosos) que solicito mais uma vez o apoio do Ministro da Saúde para que antecipe a vacina”, argumentou o prefeito Nélio Aguiar.