3. Covid-19
  4. Pacientes da UPA 24 horas de Santarém serão transferidos para o HRT
Pacientes da UPA 24 horas de Santarém serão transferidos para o HRT Autor: Desconhecido

Pacientes da UPA 24 horas de Santarém serão transferidos para o HRT

Katiane de Jesus
Alguns dos internados com covid-19 poderão continuar o atendimento em Itaituba

Autor: Natashia Santana

Na tarde de hoje, sexta-feira (5 de fevereiro), uma equipe multiprofissional esteve reunida com familiares de pacientes diagnosticados com covid-19, e que estão sendo atendidos pela Unidade de Pronto Atendimento – UPA. O objetivo foi informar sobre a possibilidade de alguns pacientes serem transferidos para o Hospital Regional do Tapajós – HRT, em Itaituba na região oeste do Pará. Atualmente há 38 pacientes internados por conta da doença.

Representantes dos governos municipal e estadual e a direção da UPA repassaram aos familiares as informações necessárias para que ocorra o protocolo de transferência.

“É de extrema importância para o paciente ter acesso aos recursos de um hospital de grande porte, quer seja em leito de enfermaria ou de UTI, isso dará um melhor suporte no tratamento da covid-19", explicou o médico intensivista da UPA, Ayran Rocha.

O HRT tem 75 leitos de UTI e 54 leitos clínicos e deve receber vários pacientes da UPA a partir de amanhã. Segundo a diretora geral da Unidade Christiani Schwartz, essas transferências só poderão ser feitas mediante a assinatura de autorização do representante legal da família. "Por isso foi montado esse grupo de pessoas que envolve a unidade, município e estado para explicar sobre as transferências, que são feitas por meio do Tratamento Fora de Domicílio -  TFD", afirmou.

O transporte é realizado pelo serviço aero médico avançado, que possui todo suporte clínico necessário para esse tipo de locomoção. "A maior luta que existe é pela vida, o que houver de abertura para dar a chance para o paciente vencer a covid-19, nós temos que usar, por isso todas as alternativas são bem vindas neste momento", enfatizou o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar.

O gestor municipal falou ainda que é muito importante as pessoas entenderem que a UPA 24 horas é o único hospital de porta aberta que recebe pacientes com o novo coronavírus e que é fundamental ter as transferências constantes para ter leitos disponíveis.

"O paciente não deve permanecer por muito tempo na Unidade de Pronto Atendimento. O Estado trabalha com uma rede de acolhimento, então a transferência não é somente para o Hospital Regional do Baixo Amazonas - HRBA. Se houver leito o paciente é transferido, caso esteja lotado, como às vezes acontece, terá a chance de ir para Juruti em um leito clínico ou em Itaituba, por exemplo, que tem leitos de UTI e clínicos", finalizou o prefeito.