3. Covid-19

Katiane de Jesus
Serão 60 novos leitos para combate à covid-19

Autor: Weldon Luciano

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) entregará nesta quinta-feira (18), a partir das 16 horas, o Hospital Campanha de Santarém, em parceria com o Governo do Estado e da Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA).

A estrutura foi instalada na Escola Estadual Maria Uchoa Martins, que está localizada na Avenida Moaçara, no bairro Floresta. O educandário que atua com ensino fundamental e médio, passou por reformas e adaptações, além de permitir maior proximidade com o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), o que facilitaria a transferência de pacientes em estado grave.

De acordo com a proposta, o local deve abrigar 60 leitos, sendo 54 clínicos e 4 de estabilização. O objetivo é desafogar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24horas), que recentemente vem sendo utilizada exclusivamente para pacientes com covid-19 e vem enfrentando um fluxo muito intenso de atendimentos.

A unidade é composta por sete enfermarias, com sete leitos cada; uma enfermaria com 16 leitos; uma sala de estabilização, com 4 leitos; posto de enfermagem; farmácia; almoxarifado; estar médico e de enfermagem; uma sala do Núcleo Interno de Regulação; necrotério; sala de paramentação; refeitório; cozinha; administrativo; vestiários femininos e masculinos; descanso de equipe; faturamento; departamento pessoal; expurgo; psicossocial e resíduos.