Atendimento descentralizado na Escola Princesa Izabel. Foto-Bruno Ribeiro
Os serviços dos profissionais de saúde no enfrentamento do contágio e transmissão da Covid-19 avançam em Santarém. As duas unidades descentralizadas das grandes áreas do Santarenzinho e Nova República que atuam no atendimento de pessoas com síndromes gripais contabilizaram na última semana, 01 a 05 de junho, 8.291 atendimentos de pessoas que buscaram as Unidade para o tratamento dos sintomas gripais e a testagem para casos suspeitos do novo coronavírus.
“Sabemos a importância de identificar as pessoas que foram contaminadas com o novo coronavírus logo no início da doença, pois há ai uma possibilidade alta de contenção da doença, com as orientações médicas, o isolamento social e a prescrição do medicamento para a garantia de um tratamento adequadas, temos um índice positivo de pessoas que já receberam os atendimentos pelos profissionais e já estão na estatística de pessoas que foram recuperadas, isso é bom destacar, pois prova que todo os trabalhos que o governo municipal vem implantando estão colaborando para preservar as vida e a saúde da nossa população”, explicou a secretária de Saúde, Dayane Lima.
Atendimento descentralizado na Escola Ubaldo Corrêa. Foto-Bruno Ribeiro
De acordo com o prefeito Nélio Aguiar, a medida é mais uma alternativa que o município oferece à população. "Além de desafogar a UPA 24h, oferecendo mais uma alternativa à população nós fortalecemos a Atenção Básica, diagnosticando, fazendo o monitoramento e iniciando o tratamento mais cedo. Com isso evitaremos a evolução para casos mais graves", observa Nélio, reiterando que as unidades são ferramentas eficazes na guerra contra o avanço do novo Coronavírus em Santarém.
Evolução - Na segunda semana de atendimentos, as escolas Ubaldo Corrêa (Santarenzinho) e Princesa Izabel (Nova República) registraram 8.291 pessoas atendidas com síndromes gripais agudas, através dos seguintes procedimentos:
Total de atendimentos na Unidade Descentralizada da Escola Princesa Izabel: 958
Consulta médica: 944
Escuta inicial e orientação: 14
Notificações: 193
Encaminhamentos para UPA: 06
Estabilização no 24h da Nova República: 30
Medicações Dispensadas: 13.683.
Total de atendimentos na Unidade Descentralizada da Ubaldo Corrêa: 7.334
Consulta médica: 5.007
Notificações: 1.848
Encaminhamentos para UPA: 30
Medicações Dispensadas: 64.522
Os atendimentos seguem de segunda a sexta-feira, no horário de 08 às 18h.