3. Covid-19
  4. Covid-19: Unidade Descentralizada atendeu mais de 90 mil pessoas e distribuiu 2 milhões de medicamentos em um ano
Covid-19: Unidade Descentralizada atendeu mais de 90 mil pessoas e distribuiu 2 milhões de medicamentos em um ano Autor: Desconhecido

Katiane de Jesus
...

Autor: Weldon Luciano

A Unidade de Saúde Descentralizada (USD) em Santarém ultrapassou a marca de 2.101.553 medicamentos distribuídos e atendeu 92.156 pessoas entre maio de 2020 a junho de 2021, resultando em 72.393 consultas médicas e 49.677 notificações. Durante o período foram 382 pacientes transferidos para Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas).

Localizada no Bairro Jardim Santarém, nas dependências do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Paulo Freire, a unidade funciona de segunda a sábado, das 8h às 17h. No local são realizados os atendimentos e encaminhamentos necessários, para pacientes que apresentam sintomas de síndromes gripais e de covid-19.

A equipe realiza triagem, consultas médicas, notificação, dispensação de medicamentos. Fisioterapia e treino Funcional, atendimento psicológico e atendimento de serviço Social também fazem parte das atividades para quem já teve a doença e necessita de acompanhamento.

O trabalho é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que disponibiliza uma equipe de multiprofissionais para detecção de possíveis casos da covid-19, a fim de oportunizar um tratamento rápido e descentralizado como medida para o enfrentamento e combate ao novo coronavírus.