3. Covid-19
  4. Covid-19: Prefeitura de Santarém será posto de vacinação neste sábado, 12
Covid-19: Prefeitura de Santarém será posto de vacinação neste sábado, 12 Autor: Desconhecido

Covid-19: Prefeitura de Santarém será posto de vacinação neste sábado, 12

Alanda Matos
.

Autor: Weldon Luciano

Última atualização: 19h23

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), segue com a vacinação contra a covid-19. Neste sábado (12), as equipes estarão atuando no prédio da Prefeitura, localizado no Bairro Aeroporto Velho, que será um ponto fixo funcionando das 8h às 14h.

“O ponto fixo na Prefeitura tem por objetivo dar oportunidade para as pessoas que se enquadram nos grupos contemplados e que por algum motivo ainda não puderam se vacinar. Entendemos que a rotina diária de muitas pessoas durante a semana acaba não permitindo que elas possam ir até os postos de vacinação. Então, para alcançar um número maior de pessoas, estamos disponibilizando as doses das 8h às 14h, num esforço conjunto da equipe para atender a população”, informou Vânia Portela, titular da Semsa.

Na atual etapa a Prefeitura avança para a imunização de pessoas com 30 anos que tenham comorbidades: cardiopatias, hipertensão e diabetes. Grupos de Profissionais da Educação, Rodoviários, Aeroportuários e Portuários também serão contemplados nesta etapa. Na ocasião, também podem se vacinar aqueles que estão no aprazamento para receber a segunda dose.

Pessoas com outras comorbidades que tenham entre 18 a 59 anos, também estão sendo vacinados: Anemia Falciforme, Doença cerebrovascular, doenças cardiovasculares, portador de dispositivo cardíaco implantado, Síndrome de Down, Autismo, Renais Crônicos, Oncológicos, Doenças Reumáticas Imunomediadas, Imunossuprimidos, Pneumopatias Crônicas graves, Obesidade Mórbida (IMC>40), Síndrome coronarianas e Transplantados.

É importante lembrar que é fundamental a apresentação do CPF, Carteira de Vacinação e Cartão do SUS. Para comprovar a comorbidade é necessário ter em mãos: Receita dos últimos 3 meses ou laudo ou relatório e/ou atestado médico. É necessário apresentar o original e deixar uma cópia. Profissionais precisam da Declaração de vínculo com instituição ou empresa que atua impresso, carteira do conselho de classe.