3. Covid-19
  4. Covid-19: Prefeitura alerta para normas que devem ser seguidas para realização de velórios

Agencia Santarém

As medidas temporárias e excepcionais que dizem respeito a velórios e a visitação de cemitérios foram atualizadas e prorrogadas pelo prefeito Nélio Aguiar com a edição de novo decreto. Nele, fica limitado o acesso de pessoas a velórios; fica recomendado, também, aos familiares a não realização de velório ou funeral caso o óbito decorra de confirmação ou suspeita pelo novo Coronavírus e obedecendo a Decreto Estadual nº 609/2020, nos dias 09 e 10 de maio ficam proibidas a visitação e a entrada nos cemitérios para limpeza dos túmulos e homenagens por conta do dia das mães.

Em velórios, decorrentes da não confirmação ou suspeita da Covid-19, o decreto determina que fica limitado o acesso: no máximo cinco pessoas de cada vez, por revezamento, com utilização de máscara, mantendo-se à distância mínima de dois metros, como medida de prevenção.

Caso o óbito seja decorrido de confirmação ou suspeita de contágio pelo Coronavírus, recomenda-se a não realização de velório/funeral, mas, caso a família opte, os seguintes protocolos devem ser seguidos: