3. Covid-19
  4. Covid-19: Ambulatório Itinerante realiza atendimento na comunidade Cipoal
Covid-19: Ambulatório Itinerante realiza atendimento na comunidade Cipoal Autor: Desconhecido

Covid-19: Ambulatório Itinerante realiza atendimento na comunidade Cipoal

Atendimentos promovem tratamento precoce e diminuição nos leitos de hospitais. A comunidade Cipoal, em Santarém, recebeu as atividades do Ambulatório Itinerante na quinta-feira (20). Ao todo, foram realizados 55 atendimentos, sendo 40 de clínica médica e 15 de escuta inicial e orientações gerais. Dos testes rápidos feitos, 3 apresentaram resultado positivo e 2 negativos para a Covid-19. As medicações dispensadas chegaram a 400. Foram aplicados 60 testes rápidos para sífilis, HIV e hepatites B e C. Nesta sexta-feira, 22, o Ambulatório Itinerante estará na comunidade São Pedro do Eixo Forte.

Os serviços fazem parte da estratégia para detectar pacientes infectados pelo novo coronavírus para garantir tratamento precoce e evitar o agravamento da doença, adotando medidas para frear a transmissão e circulação do vírus.Equipe multiprofissional descentraliza atendimentos e promove acesso gratuito e facilitado.

O Ambulatório Itinerante foi implantado pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) no início da pandemia e desde então já levou atendimentos a dezenas de comunidades rurais, ribeirinhas e urbanas. No mês de agosto, fez-se presente em mais de 22 bairros e/ou comunidades, e irá ainda às seguintes localidades: São Pedro do Eixo Forte, Cucurunã, Bairro Santana, Bairro Uruará, Bairro Livramento, Comunidade Volta Grande e Bairro Jaderlândia.

Confira o cronograma final do mês de agosto: