3. Covid-19
  4. Conasems destaca “Drive Fluvial” como estratégia de vacinação realizada em Santarém
Conasems destaca “Drive Fluvial” como estratégia de vacinação realizada em Santarém Autor: Desconhecido

Alailson Muniz
.

O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) deu destaque à estratégia de vacinação denominada “Drive Fluvial”, feita de forma pioneira pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), para imunizar as populações ribeirinhas.

O modelo de estratégia criado em Santarém estreia a série de reportagens especiais do Conasems sobre “experiências exitosas no enfrentamento à Covid-19, que destacam o trabalho das equipes em organizar os serviços e promover a vacinação”.

“Adotamos o Drive Fluvial como uma das estratégias de vacinação em áreas ribeirinhas, principalmente nossas comunidades de várzeas. Foi um sucesso. É extremamente importante ver esse trabalho sendo reconhecido e adotado em outras cidades. Também é bom de mais ver a valorização do empenho de nossos profissionais da saúde. Eles não medem esforços para levar a vacina aos quatro cantos do município. Seja de canoa, de bajara, de moto, carro e até de carroça. É um trabalho grandioso que envolve várias mãos”, disse o prefeito Nélio Aguiar.

A reportagem entrevistou a coordenadora da Atenção Básica de Santarém, enfermeira Irlane Maria Figueira da Silva. “O enfermeiro vai cuidando dessa vacina como quem cuida de um filho”, observou Irlane em um trecho da entrevista.

“A experiência de Santarém demonstra que o SUS é uma das maiores políticas do mundo, principalmente em relação ao alcance da população e a promoção do acesso a saúde”, diz a reportagem.