Com objetivo de instrumentalizar os técnicos, assistentes sociais e psicólogos sobre o Prontuário SUAS (Sistema Único de Assistência Social), aconteceu nesta terça-feira, 14, uma formação no Núcleo de Informática Municipal (NTM), localizado na Escola do Parque. O Prontuário SUAS é o principal instrumento de registro do histórico das famílias no prontuário eletrônico que subsidia informações para o Governo Federal.
Vinte servidores entre técnicos, assistentes sociais e psicólogos estiveram se atualizando ou conhecendo o sistema.
"Foi de muita importância para nossa nossa capacitação, enquanto técnicos do CRAS. Foi muito importante pra gente aprender, principalmente, pra gente que está iniciando o trabalho na assistência social em Santarém, e isso vai me dotar para poder fazer o acompanhamento das famílias de uma forma mais qualificada", avaliou o assistente social José Edson Vitor de Sousa Junior.
Roberta Branco, da educação permanente da Secretaria de Trabalho e Assistência Social, explica que esta é mais uma continuidade das capacitações.
"Os servidores efetivados estão participando do 2º encontro, que trata de um instrumental importantíssimo, pois Santarém precisa de dados estatísticos e este é um mecanismo que nos proporciona esses indicadores e, consequentemente, impacta em mais recursos para nossos usuários", informa Roberta.
A secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, lembrou que Santarém é o 3º maior município do estado do Pará e precisa avançar nas capacitações.
"Nós estamos avançando neste momento de aprendizado, para que o Governo Federal possa acompanhar como está Santarém, todo o atendimento da família. O técnico precisa estar capacitado neste sistema, seguindo as etapas construídas pelo SUAS. O Governo Federal vai acompanhar mais os dados dessas famílias, sobre as condicionantes que são necessárias para a continuidade do benefício", observou Celsa.
O coordenador do NTM/Semed, Geremias Soyza Santos e sua equipe deram as boas-vindas para os participantes. A assistente social, Luana Fabiula Ingridy da Silva Nunes, foi a facilitadora da formação.
De acordo com Adriany Oliveira, Chefe do Núcleo do SUAS, na sexta-feira, 17, das 8h às 12h, haverá no mesmo local e para o mesmo público mais uma formação, desta vez sobre o Sistema de Informações do Serviço de Convivência (SISC).