A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), realizou na manhã desta sexta-feira (28), uma visita dos socioeducandos ao Centro Cultural João Fona.
De acordo com a coordenadora do Creas, Jéssica Bentes, um dos objetivos das medidas socioeducativas é resgatar os adolescentes, evitando a participação deles no mundo do crime e da marginalização, proporcionando a reintegração social e oportunidades de cultura e lazer.
Um dos visitantes contou que já conhecia a cultura disponível no Centro, mas apenas por fotos. “Estar aqui presente pra mim foi muito importante. Vê as artes, saber da história, estar de corpo e alma, foi bem relevante”, contou o socioeducando.
“É importante desenvolvermos atividades externas para nossos jovens que estão em cumprimento de medidas socioeducativas. Possibilitar o conhecimento a nossa cultura é um resgate rico sobre o pertencimento de onde vivemos.”, observou Celsa Brito, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.
Sobre o Centro:
O Centro Cultural João Fona – CCJF foi criado por meio da Lei Municipal de nº 13.791 de 27 de agosto de 1991. Utilizado exclusivamente com finalidades culturais, dando-se prioridade para a instalação, nas dependências, de salas museológicas, fixas e transitórias.
O prédio é uma das rotas turísticas nacionais e internacionais no município santareno. A edificação predial iniciou em 1853 com término em 1867, já funcionou as atividades do Ministério Público de Justiça (Fórum de Justiça), Intendência Municipal ( Prefeitura de Santarém), Câmara Municipal e Prisão Pública, em 1868.