O curso de aperfeiçoamento profissional com o tema: Relação interpessoal, postura profissional e inteligência emocional, aconteceu ontem, quinta-feira, 6, no Centro de Atendimento Social (CAS/CAEC). Mais de 100 servidores públicos da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) participaram da capacitação.
De acordo com Gabriel Wanghan, coordenador do Núcleo do Trabalho Emprego e Renda (NTER), responsável pelo curso, a atividade teve como objetivo principal desenvolver competências comportamentais e emocionais que favoreçam um ambiente de trabalho mais produtivo, harmonioso e eficiente.
“Aprimorar as relações interpessoais através de estratégias melhora a comunicação, cooperação e empatia no ambiente profissional, além de desenvolver uma postura profissional adequada, incentivando atitudes éticas, proativas e alinhadas às expectativas do mercado de trabalho,” observou o coordenador.
“Essa capacitação foi de muito proveito, com certeza para todos os administrativos, as pessoas que trabalham ali na linha de frente, no CRAS. Podemos ter uma visão muito ampla sobre humanização, porque se a pessoa não tem empatia, ou seja, a pessoa não se sensibilizar pelo outro, eu acho que a pessoa não é digna de estar no lugar onde está", disse a participante Marilene Silva Oliveira, assistente social do CRAS Santarenzinho.
"Foi uma honra imensa ministrar um Curso de Aperfeiçoamento Profissional para os servidores públicos de Secretaria de Trabalho e Assistência Social de Santarém. Como colaboradora do SEST/SENAT, poder compartilhar conhecimento sobre soft skills e hard skills com os servidores públicos foi uma experiência enriquecedora. Esse treinamento é fundamental para o desenvolvimento profissional e para a construção de um serviço público mais eficiente e humanizado. agradeço pela oportunidade de contribuir para esse momento tão importante", disse uma das palestrantes, Alâine Miranda de Lima, Técnica de Formação Profissional.
“Essa foi a primeira capacitação de 2025, pois achamos muito importante que os nossos servidores estejam bem preparados para que os atendimentos e o ambiente de trabalho sejam os melhores e que a população possa ser melhor acolhida em nossos serviços,” destacou Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social.