Os entrevistadores e coordenadores do Cadastro Único, além de técnicos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), participaram de uma formação para utilização do Sistema do Cadastro Único (sistema V7). O curso foi realizado no Hotel Palace Santarém, em 25 e 26 de abril, e contou com 25 vagas para os municípios da região do Baixo Amazonas.
A formação teve como objetivo habilitar os participantes para o uso eficiente do sistema V7, no qual são inseridos todos os dados coletados pelo formulário físico do CadÚnico. Essas informações geram uma base digital utilizada para a seleção das famílias beneficiadas pelos programas sociais.
“Recentemente, o Cadastro Único e o Bolsa Família tiveram muitas atualizações, por isso, é sempre importante a participação de todos os municípios da região com seus entrevistadores e suas equipes. Durante a formação, esses participantes irão conhecer as legislações, os sistemas e aprender a inserir de forma correta os dados dos beneficiados”, informou Taiana Nascimento, gerente do Cadastro Único e do Bolsa Família na Seaster.
A capacitação foi promovida pelo Ministério da Cidadania, em parceria com a Caixa Econômica Federal e a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), com apoio da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Semtras).
Josilene Lopes, coordenadora do CRAS Maracanã, de Santarém, participou dos dois dias de formação e comentou sobre a importância da capacitação para aprimorar o atendimento com o público.
"Agradeço pela oportunidade de participar dessa formação. Como estão ocorrendo muitas mudanças com o atual governo federal, é importante que nós, como servidores que fazemos parte da assistência social e trabalhamos diretamente com o CadÚnico, estejamos atualizados com essas novas informações”, avalia.
Já Patrícia Silveira é coordenadora do Cadastro Único no munícipio de Itaituba e veio para Santarém, junto com sua equipe, para participar da formação.
“Estou há mais de quatro anos trabalhando nessa área, mas mesmo assim é sempre bom nos atualizarmos, porque quem ganha é o usuário fina”, afirma.
Outro município que marcou presença na formação foi Oriximiná que enviou o coordenador do Cadastro Único, Josué Lopes, para participar das aulas.
“Essas capacitações são sempre importantes para aperfeiçoar nosso trabalho. No município de Oriximiná, utilizamos o material que é fornecido pela Caixa Econômica, mas também valorizamos oportunidades como essa para aprender novas atualizações”, considera.
"Essas atualizações são muito necessárias. Nossos colaboradores estiveram, também, participando para que a população seja cada vez melhor atendida. O Cadastro Único é a porta de entrada dos programas sociais do Governo Federal. Agradecemos esta importante parceria com o governo do estado e a Caixa Econômica que estiveram nesses dois dias aqui em Santarém", disse Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social.