3. Assistência Social
  4. Servidores de municípios do Baixo Amazonas recebem formação para utilização do Sistema do Cadastro Único
Servidores de municípios do Baixo Amazonas recebem formação para utilização do Sistema do Cadastro Único Autor: Ronaldo Ferreira

Cibele Pixinine
Com apoio da Prefeitura de Santarém, o curso capacitou 25 servidores.

Os entrevistadores e coordenadores do Cadastro Único, além de técnicos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), participaram de uma formação para utilização do Sistema do Cadastro Único (sistema V7). O curso foi realizado no Hotel Palace Santarém, em 25 e 26 de abril, e contou com 25 vagas para os municípios da região do Baixo Amazonas.

A formação teve como objetivo habilitar os participantes para o uso eficiente do sistema V7, no qual são inseridos todos os dados coletados pelo formulário físico do CadÚnico. Essas informações geram uma base digital utilizada para a seleção das famílias beneficiadas pelos programas sociais.

“Recentemente, o Cadastro Único e o Bolsa Família tiveram muitas atualizações, por isso, é sempre importante a participação de todos os municípios da região com seus entrevistadores e suas equipes. Durante a formação, esses participantes irão conhecer as legislações, os sistemas e aprender a inserir de forma correta os dados dos beneficiados”, informou Taiana Nascimento, gerente do Cadastro Único e do Bolsa Família na Seaster.

A capacitação foi promovida pelo Ministério da Cidadania, em parceria com a Caixa Econômica Federal e a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), com apoio da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Semtras).

Josilene Lopes, coordenadora do CRAS Maracanã, de Santarém, participou dos dois dias de formação e comentou sobre a importância da capacitação para aprimorar o atendimento com o público.

"Agradeço pela oportunidade de participar dessa formação. Como estão ocorrendo muitas mudanças com o atual governo federal, é importante que nós, como servidores que fazemos parte da assistência social e trabalhamos diretamente com o CadÚnico, estejamos atualizados com essas novas informações”, avalia.

Já Patrícia Silveira é coordenadora do Cadastro Único no munícipio de Itaituba e veio para Santarém, junto com sua equipe, para participar da formação.

“Estou há mais de quatro anos trabalhando nessa área, mas mesmo assim é sempre bom nos atualizarmos, porque quem ganha é o usuário fina”, afirma.

Outro município que marcou presença na formação foi Oriximiná que enviou o coordenador do Cadastro Único, Josué Lopes, para participar das aulas.

“Essas capacitações são sempre importantes para aperfeiçoar nosso trabalho. No município de Oriximiná, utilizamos o material que é fornecido pela Caixa Econômica, mas também valorizamos oportunidades como essa para aprender novas atualizações”, considera.

"Essas atualizações são muito necessárias. Nossos colaboradores estiveram, também, participando para que a população seja cada vez melhor atendida. O Cadastro Único é a porta de entrada dos programas sociais do Governo Federal. Agradecemos esta importante parceria com o governo do estado e a Caixa Econômica que estiveram nesses dois dias aqui em Santarém", disse Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social.