Outubro já está terminando, e nos últimos dias desse mês tão importante para o público feminino, a Prefeitura de Santarém, através os oito Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Atendimento Social (Creas), Centro Maria do Pará e Casas de Acolhimento Reviver e Acolhimento para Adultos e Famílias (CAAF), realizaram atividades em alusão ao Outubro Rosa - movimento internacional, cujo objetivo é estimular a luta contra o câncer de mama.
Em diversas formas, a mensagem da prevenção e a importância do autocuidado foram repassadas.
De acordo com a coordenadora do Cras Urumari, Ingred Aguiar, 45 mulheres, integrantes do grupo “Mulheres Vitoriosas”, estiveram acompanhando uma palestra sobre autocuidado, ministrada pela Dra. Tayrone Nayara Soares Oliveira e pela enfermeira Karen Carvalho, com a participação de estagiários do curso de medicina da UEPA. Durante a ação também houve vacinação e testes de glicemia, HIV e Sífilis.
“Essa palestra foi muito interessante, pois falou do autocuidado e da prevenção do câncer de mama. É muito importante para nós mulheres realizarmos esses exames, não só no durante a campanha, mas durante todo o ano para saber como está a nossa saúde.”, observou Keliane Silva, usuária do CRAS.
No Cras Nova República, a ação contou com a participação da psicóloga Rôniza dos Santos que destacou o empreendedorismo feminino e a saúde física e mental. Por lá, aproximadamente 30 mulheres acompanharam a atividade.
No Cras Santarenzinho a atividade de prevenção ao câncer de mama foi repassado para as idosas.
No Centro Maria do Pará, mulheres vítimas de violência doméstica acompanharam uma palestra com a presença da juíza Carolina Cerqueria, da Vara de Juizado Especial de Violência Doméstica e Familiar, e da coordenadora do abrigo de mulheres Rosileide Lima.
Já no Cras Maracanã a atividade aconteceu durante o programa Valoriza Mulher.
“Foram, sem dúvida, momentos importantes realizados em nossos serviços. Contamos com apoio e participações fundamentais para conseguirmos disseminar a mensagem de que o autocuidado é fundamental. Devemos estar atentos a qualquer sinal e buscar ajuda na rede de saúde o quanto antes. A mensagem de que a prevenção é o primeiro cuidado foi repassada para todos os nossos usuários. Nós mulheres precisamos nos cuidar cada dia mais.”, destacou Sandra Santana, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.
Outubro Rosa:
O Outubro Rosa é um movimento internacional que visa ao estímulo à luta contra o câncer de mama. Essa ação iniciou-se em 1997, nos Estados Unidos, e foi ganhando o mundo como uma forma de conscientização acerca da importância de um diagnóstico precoce e de alerta para a grande quantidade de mortes relacionadas com essa doença.