3. Assistência Social
  4. Semana de Prevenção às Drogas é marcada com a realização de palestras em escolas, IV Simpósio Intersetorial e sessão especial na Câmara de Vereadores
Semana de Prevenção às Drogas é marcada com a realização de palestras em escolas, IV Simpósio Intersetorial e sessão especial na Câmara de Vereadores Autor: Ascom Semtras

Geisa de Oliveira
O IV Simpósio Intersetorial de Prevenção às Drogas contou com a presença do renomado Doutor Bartô, responsável pelo Projeto de Prevenção de Drogas no Ensino Fundamental e Médio de SP.

Com o tema Você não precisa de Drogas para ser feliz, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), e o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (CMPD), realizaram do dia 19 a 30 de agosto a Semana de Prevenção às Drogas. A Semana está estabelecida por meio da Lei Municipal nº 21.648 de 22 de Julho de 2022. Durante esta semana foram realizadas ações voltadas ao enfrentamento nas diversas abordagens que envolvem essa complexa problemática.

Durante a programação foram realizadas palestras em 19 escolas municipais, em parceria com os alunos de enfermagem da UEPA, o IV Simpósio Intersetorial de Prevenção às Drogas e sessão especial, que este ano contou com um expressivo público, totalizando 325 participantes. Estiveram presentes 12 participantes dos municípios de Terra Santa e Belterra.

O Simpósio contou com a palestra magna do renomado Dr. João Paulo Becker Lotufo (Dr. Bartô), Doutor em Pediatria pela Universidade de São Paulo (USP). Representante da Sociedade Brasileira de Pediatria nas ações de combate ao álcool, tabaco e drogas, responsável pelo Núcleo de Combate ao uso de Drogas por Crianças e Adolescentes na SPSP, membro da Comissão de Combate ao Tabagismo da Associação Médica Brasileira, responsável pelo Projeto Antitábagico do Hospital Universitário da USP e responsável pelo Projeto Dr. Bartô e os Doutores da Saúde - Projeto de Prevenção de Drogas no Ensino Fundamental e Médio de São Paulo.

"Para mim foi um prazer encontrar uma plateia tão forte, predominantemente de mulheres fortes. Espero ter contribuído com mais um tipo de programa para a prevenção de drogas, a prevenção geralmente fica ao acaso, e a gente tem que prever que temos que evitar que os jovens cheguem às drogas. Então temos que trabalhar desde muito cedo, intraútero eu diria. A mulher gestante, no berçário, já temos abstinência de drogas no berçário, e aí nas escolas, nos postos de saúde, temos que ter todo mundo trabalhando a questão da prevenção. Isso que eu trouxe um pouquinho da minha experiência, de aconselhamento breve sobre drogas,” observou o palestrante.

Aldo Luan, presidente do CMPD, avaliou que a semana atingiu as expectativas.

“Foi uma semana muito importante e participativa, queremos agradecer os membros do conselho que estiveram muito envolvidos nessa semana, conseguimos levar a importância da prevenção e combate às drogas a vários lugares, não só de Santarém e alcançamos um resultado positivo".

"Poder contar com uma presença tão enriquecedora como a do Dr. Bartô foi importantíssimo para as pessoas que participaram do Simpósio, poder levar as orientações na região de planalto e ribeirinha, também foi muito bom, pois só assim poderemos alcançar o objetivo, é uma semana que precisa cada vez mais ser ampliada e discutida para que possamos juntos mudar esse cenário que vem principalmente prejudicando os nossos jovens e suas famílias,” observou Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social.

A programação encerrou com uma sessão especial na Câmara de Vereadores com homenagens a 15 personalidades, instituições e entidades que trabalham na prevenção e combate ao uso de entorpecentes em Santarém. A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, estava entre as homenageadas e recebeu a honraria das mãos do prefeito Nélio Aguiar.