1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Assistência Social
  4. 13ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ encerra Semana da Diversidade
13ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ encerra Semana da Diversidade Autor: Agência Santarém

13ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ encerra Semana da Diversidade

Geisa de Oliveira
Publicado em - Atualizado
Respeito e união foram destaques

A Semana da Diversidade que este ano abordou o tema “Vote com orgulho. Defenda a cidadania. Somos muitos e estamos em todas as profissões” encerrou no domingo, 04, com a 13ª Parada do Orgulho LGBTQIA+. A programação foi realizada pelo Grupo Homossexual de Santarém (GHS), em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras).

A Parada não ocorria há dois anos em virtude da pandemia da covid-19, e o retorno encheu de cor e alegria a Praça de Eventos, na Anysio Chaves. Um grande público compareceu para prestigiar as variadas atrações que se apresentaram e socializar a mensagem sobre o Direito de Existir.

O presidente da ONG Grupo Homossexual de Santarém (GHS), Allan Carlos, contou que está há 10 anos na militância da comunidade LGBTQIA+ e vê o público simpatizante crescendo.  “A gente vê que a cada ano aumenta mais o público que está lutando por nossos direitos, precisamos ainda melhorar a questão da homofobia, emprego para a comunidade, para os homens e mulheres trans. Em Santarém ainda existe muito esse preconceito.”  

Camargo Júnior esteve participando da parada com a sua esposa e filha. “Foi muito bom, muito bem organizado, super tranquilo, um ambiente muito legal, cheio de crianças, de famílias. Acima de tudo além de mostrar tudo o que representa, mas também possibilitar a gente trazer a família para educar, para mostrar que isso é absolutamente normal, e que tudo que acontece aqui é lindo, é normal, então, a gente tem que trazer a família e acima de tudo respeitar.”  

A noite contou com a participação de artistas de Santarém e de cidades vizinhas como Prainha, Parintins e Manaus e também a homenagem com a comenda “Mangueira de Honra ao Mérito” onde o GHS homenageou a população LGBTQIA+ dos anos 70 e 80.

A comenda leva o nome do artista Mangueira que foi artesão, decorador, costureiro e desenhista de escolas de samba da região como a Pulga, Fofão, Breguelegue, Ases do Samba, entre outros. Mangueira promovia a superação de barreiras e a realização de grandes eventos sociais.

Edinaldo Bentes dos Santos, cozinheiro nos anos 70/ 80 participou das manifestações e foi um dos homenageados com a comenda Mangueira. “Estou muito honrado, emocionado, lembrei muito dos meus amigos que lutaram por esse momento e não alcançaram devido as lutas que foram grandes, mas estou muito feliz e honrado.”  

A secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Sandra Santana, foi escolhida para ser a madrinha da comunidade LGBTQIA+ de 2022.

“A Prefeitura de Santarém por meio da Semtras esteve apoiando a realização da Semana da Diversidade. Estou aqui também como cidadã para dizer pra vocês, que vocês têm o direito sim de estar onde quiserem. Vocês têm o direito de estar em todas as profissões, vocês têm direitos a todas as políticas públicas voltadas para o público LGBTQIA+, e eu enquanto secretária de Assistência Social de Santarém abraço a causa e digo que essa luta, não é minha, é sua, ela é nossa, então vamos juntos avançar e reafirmar que vocês têm o direito de existir.”

O evento contou com o apoio das Secretarias municipais de Assistência Social, Saúde, Cultura, Esporte e Lazer e também da Polícia Militar.

Confira mais fotos:



 

 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.