O Selo Unicef, que está no último ano com avaliação das mudanças e impactos nas vidas das crianças e dos adolescentes, reuniu ontem, sexta-feira, 18, em Belém, representantes do Núcleo de Adolescentes (NUCA) dos municípios que estão concorrendo à premiação. O evento denominado de “Festival #entrenoclimaunicef dos NUCAS”, foi uma realização do Unicef e o Instituto Peabiru.
O Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) é uma importante conquista desta atual edição do Selo Unicef e precisa ser fortalecido, cada vez mais, pois é um espaço democrático e de direitos, onde as vozes dos adolescentes e jovens são ouvidas e ecoadas.
O Selo Unicef é um importante indutor das agendas que visam promover e realizar direitos de crianças e adolescentes, pois é no município que a vida se efetua.
Em continuidade às ações de apoio e mobilização dos municípios participantes, e fomento à participação cidadã dos adolescentes, foram celebrados os avanços e conquistas dentro desta agenda.
Representando Santarém, os jovens do NUCA Geovana Carvalho Evangelista, 16 anos, usuária do CRAS Urumari, e Froilan José Cardona Peres,18, (indígena da etnia Warao) acolhido na Casa de Acolhimento para Adultos e Famílias (CAAF), acompanhados de Jozimara Damasceno, mobilizadora de Adolescentes de Santarém. Eles avaliaram suas participações.
"Foi uma honra participar desse festival dos Nucas, aprendi muitas coisas, vou levar isso para vida e para as pessoas. Quero contribuir com muitas coisas que aprendi aqui," disse Geovana.
"Pra mim, foi um grande prazer conhecer por eu ter aqui participando do festival dos Nucas, é uma grande alegria pra mim e conhecendo mais outro conhecimento e trazendo mais outros, conhecimentos, e pra mim também foi um prazer de conhecê-los a todos os adolescentes que vieram de outros municípios participar aqui com a gente, e pra mim isso é uma grande alegria por eu ter aqui participando junto com eles," contou Froilan.
"Foi um encontro de aprendizado e trocas. Que teve como tema: Festival dos Nucas com o meu Nuca eu faço a diferença. Sabemos dos grandes avanços que o município de Santarém proporcionou para a política da criança e do adolescente nesses 4 anos do ciclo do selo Unicef. Esse encontro participaram 15 municípios do estado do Pará e 120 pessoas e foi uma grande experiência," avaliou a mobilizadora.
"A política da infância e da juventude só avança com o município buscando mais uma certificação do Selo Unicef, foram 4 anos de trabalho realizado em conjunto com as Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistência Social e agora poder ver nossos jovens nos representando levando suas experiências e também trazer conhecimentos para o nosso município, foi muito importante," observou Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social.